4-atletas-que-mantiveram-o-seu-sucesso-depois-da-aposentadoria.jpeg

4 atletas que mantiveram o seu sucesso depois da aposentadoria

Por estarem acostumados a superar todos os seus limites, físicos e psicológicos, disputarem partidas, jogos e torneios com repercussão mundial, atletas acabam se tornando grandes ídolos.

Em contrapartida, como a vida de um atleta exige muito esforço, eles, geralmente, se aposentam mais cedo. E é aí que muitos atletas depois da aposentadoria acabam caindo no esquecimento e têm que lidar com o desafio de ver sua popularidade diminuindo.

Mas como em todas as áreas profissionais, existem atletas que, mesmo depois da aposentadoria, conseguiram se superar e mantém uma vida de sucesso posterior à vida esportiva do esporte.

Conheça 4 desses atletas e entenda por que eles conseguiram manter o sucesso mesmo depois de se aposentarem!

1. David Beckham

Faturando cerca de 65 milhões de dólares por ano, David Beckham continuou construindo um império após sua aposentadoria. O ex-jogador do Paris Saint Germain, último time em que jogou, passou a se envolver cada vez mais com o mundo da moda, explorando seu potencial para a área, que foi revelado quando ainda era jogador de futebol.

Ao longo de uma carreira, atletas podem desempenhar um papel de referência para determinados grupos da sociedade. No caso do David Beckham, por exemplo, seu estilo irreverente e o destaque que sua aparência lhe proporcionava atraíram olhares do mundo da moda. O que, com o tempo, passou a se tornar mais um ramo de atuação profissional.

2. Michael Jordan

Considerado por muitos o melhor jogador de basquete de todos os tempos, Jordan mostrou que não é só das quadras que ele entende.

Com um rendimento anual de 110 milhões de dólares, após ter deixado definitivamente de ser jogador de basquete, seu nome ainda vende produtos no mundo todo, além de possuir contratos com grandes empresas como a Gatorade. Sua fortuna é estimada em mais de 1 bilhão e 100 milhões de dólares.

Atletas que alcançam o nível de popularidade de Michael Jordan precisam administrar mais ainda a sua imagem e reputação. Muitas vezes, os que conseguem ter um alto desempenho no esporte, porém, na vida pessoal não se desenvolvem o suficiente. Com isso, sua imagem e seu nome passam a ser desvalorizados, o que impede que atinjam um nível crescente de sucesso, mesmo após saírem da cena do esporte.

3. Pelé

Sendo o único brasileiro a ocupar a lista de atletas aposentados mais bem pagos do mundo, pela Forbes, Pelé também não deixou o seu nome ser esquecido, fazendo questão de reforçar a sua história pela marca de rei do futebol.

Recebe em média 14 milhões de dólares por ano e cultiva admiradores até mesmo na Ìndia, onde visitou em 2015 e foi recebido por milhares de pessoas.

4. Jack Nicklaus

A quantidade de atividades presentes na vida do ex-jogador de golfe Jack Nicklaus faz chega a assustar. Nicklaus construiu a primeira empresa de design de campos de golfe, abriu 398 cursos em diversos países e ainda está envolvido em projetos filantrópicos. E seus planos não param por aí: ele pretende, também, abrir 10 restaurantes nos próximos 5 anos.

Diante de todas essas histórias de sucesso, vemos o quanto a marca de um atleta pode ser forte e continuar rendendo frutos mesmo depois de sua aposentadoria.

A gestão da sua própria carreira e da imagem que ele constrói são dois pilares que sustentam todo esse sucesso. Atletas depois da aposentadora podem se envolver em projetos de diferentes naturezas e, até mesmo, ganhar muito dinheiro. Tudo dependerá da imagem que construirão ao longo de sua história.

Gostou desse conteúdo? Leia também Vida de atleta: como se preparar para a transição de carreira?

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

Artigos Relacionados

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *