X_erros_comuns_ao_se_traçar_um_planejamento_de_carreira.jpg.jpeg

6 erros comuns ao se traçar um planejamento de carreira

Atingir uma posição de sucesso no mercado de trabalho é uma tarefa que exige muito esforço e dedicação. Diante dos diversos obstáculos, tanto internos quanto externos, e de uma concorrência feroz, ter um bom planejamento de carreira se torna essencial para quem deseja se manter sempre bem colocado e seguir crescendo profissionalmente.

Estar com seus passos bem delineados é tão importante que essa já é a principal preocupação da grande maioria dos jovens que estão chegando ao mercado. Segundo pesquisa do site de empregos Infojobs com 2 mil pessoas de 18 a 24 anos em 2014, 72% delas já aspiram a um cargo de gerência ou diretoria. Ainda assim, é muito comum que aconteçam erros durante a elaboração deste plano e por isso, listamos aqui 6 deslizes que você não pode cometer no seu planejamento de carreira.

Não conhecer a si mesmo

Antes de qualquer coisa, é preciso que você tenha em mente qual é o seu perfil, suas habilidades e afinidades. Elas são o ponto de partida para traçar onde você quer estar no futuro. Saiba reconhecer quais de suas competências são seus pontos fortes e quais precisam ser mais bem trabalhadas. Suas preferências comportamentais também têm um peso importante. Não adianta seguir uma carreira ou estar em um emprego no qual você não se sente bem e não consegue produzir.

Ter pressa e não planejar bem

Se você está traçando o planejamento de sua carreira, você também precisa saber aonde quer chegar. Tenha objetivos muito bem definidos e estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Por outro lado, faça com essas metas sejam realistas. Ser muito agressivo e ficar trocando de empregos em busca de cargos ou salários melhores, mas sem entregar resultados, pode enfraquecer seu currículo. Entenda que nada acontecerá do dia para a noite.

Perder o foco

Manter o foco é essencial para garantir que seu planejamento de carreira siga nos trilhos. É ele que garante que sua produtividade não caia e que você consiga alcançar as metas estabelecidas. Perder a concentração resulta também em perda de tempo e mais dificuldade para atingir seus objetivos. Seja determinado, trabalhe duro e nunca deixe de entregar aquilo que você se comprometeu a fazer.

Não se atualizar

Um dos piores erros que se pode cometer é não se atualizar. No início da carreira, ser mais generalista pode ser um trunfo, mas depois de um tempo, é necessário achar seu foco profissional e se especializar. Estar atrasado em relação ao que o trabalho exige é um dos maiores motivos de estagnação na carreira e hoje, um simples inglês ou MBA não o diferencia de ninguém. Saiba que características suas precisam ser trabalhadas e procure cursos e outras fontes de aprimoramento. Procure o que mercado valoriza e invista nisso.

Desajuste de suas metas

O planejamento de carreira é um artifício que visa elevar suas chances de alcançar seus objetivos, mas é apenas uma projeção. Por isso, ele precisa ser dinâmico e se ajustar conforme os dados se atualizam. Seja capaz de reconhecer seus erros e reajustar suas metas para seguir crescendo. Avalie o que está entregando e esteja pronto para receber críticas e assumir responsabilidades.

Não saber como funciona o mercado

Por fim, conheça bem o negócio onde você atuará. Conheça as especificidades do mercado, a dinâmica do seu local de trabalho e quem são as pessoas influentes na sua área. Seja capaz de trabalhar em equipe, o que é muito importante no ambiente corporativo atual, e dê uma importância especial para o networking. Ter contatos expressivos te ajuda a entender o comportamento do mercado e é um fator importante no desenvolvimento de sua carreira.

Um bom planejamento de carreira é uma forma segura de aumentar as chances de atingir o sucesso profissionalmente. Invista nisso e busque crescer e se destacar no mercado.

Gostou das nossas dicas? Tem mais alguém erro para adicionar? Deixe seu comentário e nos conte suas experiências com seu planejamento de carreira.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *