atleta-profissional-como-conseguir-patrocinio-e-alavancar-a-carreira.jpeg

Atleta profissional: como conseguir patrocínio e alavancar a carreira

O investimento na área esportiva é ainda considerado um tabu para muitos. Primeiro, porque o Brasil é mais conhecido pelo suporte aos esportes coletivos, que movem as massas, como o futebol, o vôlei e o basquete. E, também, pelo momento de estagnação econômica do país.

Mas sabia que, mesmo com um cenário aparentemente adverso para o atleta profissional de outras modalidades, é possível se beneficiar de um bom patrocinador?

Para entender melhor como alavancar a carreira de um atleta profissional, a partir da clara noção do que um patrocínio pode render, confira o nosso post de hoje!

O patrocínio é um modelo de negócio

Quem enxerga o patrocínio como uma ação filantrópica deve começar a ver essa parceria como um negócio. E rentável para ambas as partes.

E sabe por quê? Porque quanto mais o atleta profissional participar de eventos e competições, mais o patrocinador irá:

  • Promover a sua logomarca;
  • Aumentar sua divulgação nos meios de comunicação;
  • Firmar a identidade da sua marca para o consumidor;
  • Aquecer o segmento, gerando novas propostas e modelos de negócio.

Ou seja: o atleta profissional não se esforça apenas por um lugar no pódio e uma medalha no peito. A sua evolução é benéfica para o patrocinador. É por isso que ele deve saber como se promover para os interessados.

Identifique empresas simpáticas à modalidade

Mais do que dinheiro na conta bancária, o patrocínio é uma relação, e essa relação tem que ter tudo a ver para dar certo.

Com isso, de nada adianta bater na porta de empresas que não se identifiquem com a modalidade. A busca deve ser realizada com perfis similares, para que os dispostos se atraiam e consigam dialogar a partir de objetivos em comum.

Saiba o que você tem a oferecer

Encontrado o cenário ideal para se promover, o atleta profissional deve saber de que maneira ele será importante para um patrocinador.

Identificar esse diferencial, entretanto, demanda tempo e disposição fora dos horários de treino. Afinal de contas, nem todos os atletas se promovem apenas participando de uma competição, como acontece com lendas do esporte, como Usain Bolt, Michael Jordan e Daiane dos Santos.

Para os atletas em busca de espaço, uma presença constante nas redes sociais ajuda a construir um público próprio — e, consequentemente, promove o patrocinador. Logo, não se deve vender apenas os seus méritos, mas uma boa marca pessoal também.

Defina as suas necessidades

Cada atleta enfrenta um obstáculo diferente na sua trajetória até o pódio, e é importante reconhecer cada uma delas, pois é a partir desses obstáculos que o atleta estabelece contato com possíveis interessados e envia a sua proposta.

Essa proposta deve ser objetiva, apresentar o atleta, ressaltar os seus feitos e explorar a sua imagem pessoal (como as redes sociais).

Com simplicidade, clareza e uma planilha de custos detalhada, muito da negociação já pode ter sido resolvido no primeiro contato.

Projete uma parceria longa

Ao entrar em contato com patrocinadores, o atleta não deve apresentar uma proposta somente com resultados imediatos: ele deve projetar uma parceria longa e duradoura.

Isso significa que o atleta deve ter clareza quanto ao seu futuro. O que, afinal de contas, ele pode oferecer ao seu patrocinador fora das competições? Essa dica vale ouro.

Busque patrocínios alternativos

Se o mercado estiver retraído, modelos alternativos de arrecadação podem ser uma boa pedida. É o caso das campanhas de crowdfunding, capazes de tornar a arrecadação menos burocrática e mais pontual.

Quanto maior a exposição do atleta, mais fácil será esse diálogo com o público para participar das campanhas. Vale a pena se atentar nesse modelo de negócio.

O impulso ao sucesso de um atleta profissional

E então, o que achou das nossas dicas para impulsionar a carreira de um atleta profissional? Não se esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais. Vai que um atleta está somente à espera de uma oportunidade para ser o próximo grande nome do esporte nacional?

Artigos Relacionados

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *