autodesenvolvimento-pessoal.jpeg

Autodesenvolvimento pessoal: entenda a importância de trabalhá-lo

Como está a sua atualização profissional? E sua satisfação com a carreira? Você considera que sua atual posição na empresa valoriza os seus pontos fortes e estimula seu aperfeiçoamento constantemente? O caminho para todas essas respostas é o autodesenvolvimento pessoal, e você não deve perdê-lo de vista.

É por meio das melhorias constantes — tanto no âmbito pessoal quanto no profissional — que você vai chegar mais longe. Existem muitas formas de aperfeiçoar suas habilidades com vistas a se tornar um melhor profissional, e você provavelmente conhece a maioria delas. Então, que tal colocá-las em prática? Neste post vamos guiar você nessa trajetória! Confira!

Em primeiro lugar, faça uma boa autoavaliação

Você é feliz onde está? A posição que ocupa atualmente permite que você exerça os seus principais talentos, dá espaço para o seu crescimento e, sobretudo, traz satisfação pessoal? Faça uma boa autoavaliação para conseguir responder a todas essas perguntas.

Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos reflexões como essas de lado. Assim fica fácil entrar no piloto automático, esquecer dos próprios objetivos e passar anos se dedicando a algo infrutífero.

O autodesenvolvimento pessoal pressupõe que você saiba onde quer chegar, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Para isso você deve se conhecer e ter claros os seus objetivos.

Procure bons cursos, palestras e leituras

A primeira coisa que vem em mente em matéria de autodesenvolvimento é o estudo, e isso faz todo sentido! É por meio do aprendizado que você consegue ir mais longe, aprendendo novas habilidades, ganhando confiança em novas tarefas, abrindo sua mente e fazendo contatos.

Mas qualquer curso vai ajudar? É preciso ter cautela na escolha. Hoje em dia nos deparamos com uma infinita variedade de cursos disponíveis, sobre todas as áreas e nos mais diversos níveis de qualificação. Ao escolher um, busque muitas referências, converse com os professores e com ex-alunos daquele curso, pesquise a colocação desses profissionais e o status da instituição em questão. Dessa forma você vai saber se o curso será efetivo para você.

O mesmo vale para demais atividades de formação: palestras, leituras de periódicos e livros. Busque o que há de melhor na sua área sempre!

Peça e ofereça feedback

Converse com as pessoas que estão ao seu redor para saber como você pode melhorar no relacionamento com elas. Com o seu chefe, por exemplo, você pode obter poderosos feedbacks, que vão nortear qualquer ação com vistas à sua melhoria profissional.

Já com os seus amigos e com sua família você saberá como está sua capacidade de se relacionar, de compreender, de ter paciência e de tratar os outros com cordialidade, por exemplo. Atente-se a tudo isso e procure melhorar naquilo que for necessário.

Por que isso é importante? Porque o relacionamento interpessoal é uma das grandes forças incentivadoras de autodesenvolvimento pessoal. Por meio da resposta e das reações daqueles que convivem com você é possível entender melhor as suas próprias ações.

Planeje e vá atrás dos seus objetivos

Ter metas é positivo para o seu progresso. Pense objetivamente: seu sonho é ter uma experiência no exterior? Então avalie tudo o que for necessário em nome disso. Você precisará aprender um idioma estrangeiro, conhecer a cultura do país desejado, acumular experiência na área, destacar seu currículo entre os demais, procurar moradia, entre outras diversas medidas. O que você deve fazer hoje para concretizar tais planos?

Qual é o caminho natural para conquistar a sua meta? O autoaperfeiçoamento. Então defina suas prioridades em curto e longo prazo e coloque em prática tudo o que for necessário para isso.

Aproveite essas dicas e mantenha-se sempre em dia com o seu autodesenvolvimento pessoal! Que tal ficar por dentro da importância do marketing de relacionamento para melhorar sua imagem? Confira este post e saiba mais sobre o assunto!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *