Ayrton Senna – Uma marca de grande valor

Dia 01 de maio completou 20 anos da sua morte,  mas como aceitar a morte de alguém que continua tão vivo em nossas memórias?  Tão presente entre nós?!?!

Era uma manhã de domingo e eu estava no Guarujá como uma amiga quando tudo aconteceu. Acredito que assim como eu muitos  se lembram exatamente o que estavam fazendo naquela manhã do dia 01 de maio de 1994.

Eu e todo o Brasil acordávamos cedo nas manhãs de domingo para acompanhar aquele pequeno grande homem que conseguia nos fazer grandes. Como era grande ser brasileiro nas manhãs de domingo…

Um brasileiro que era sinônimo de brasilidade.  A sua música “Tema da Vitória” passou a ser sinônimo de vitória. E vitória é Ayrton Senna do Brasil. Uma marca que todos conheciam, admiravam e amavam.

Ayrton Senna é um verdadeiro case de marca de sucesso. Como sempre falamos no processo de gerenciamento da imagem o personal branding , uma marca  é avaliada não pelo que ela deseja ser mas, pela forma como ela é percebida pelo outro ou pelo mercado. Senna, quando ainda era vivo sabíamos o que ele representava para os  brasileiros, muito orgulho, mas foi com a sua morte que pudemos entender o seu grande valor para todos nós. Um homem que era consistente com seus valores em todas suas ações dentro e fora das pistas. Atributos que foram trabalhados dia após dia na sua carreira e na sua vida pessoal. Um ser humano de valor.

Como pode uma marca continuar tão forte mesmo 20 anos depois da sua morte? Nós realizamos anualmente uma pesquisa sobre Imagem no Esporte.  A pesquisa pretende fazer reflexões sobre atributos de imagem do esportista a partir de um público geral. Sabemos que no cenário atual os atletas possuem em suas imagens grandes ativos que quando trabalhados de forma profissional podem gerar grandes ganhos.  Nas edições de 2012 e 2013, Ayrton Senna foi o que ganhou no atributo atleta vencedor e também foi avaliado como a imagem mais forte, ou seja, aquela que na média de todos os atributos  – espirito vencedor, carisma, credibilidade, superação, ética, beleza, é percebido como imagem de maior recall.

Senna permanece no imaginário das pessoas como o grande símbolo de esportista vitorioso com um reconhecimento expressivo mesmo entre o público mais jovem com menos de 30 anos de idade. Este dado nos mostra que é feito um trabalho sério de gerenciamento da sua marca,  onde sua memória e as suas conquistas são preservados.

Como marca mais lembrada e que agrega todos os atributos pesquisados –  espirito vencedor, carisma, credibilidade, superação, ética, beleza,  Ayrton Senna foi a marca que  nos dois anos se destacou como imagem mais forte no esporte.

Este case nos mostra a importante do cuidar da imagem. Podemos acompanhar grandes atletas que se destacam positivamente em suas carreiras mas que por uma falta de visão não gerenciam sua imagem e sua marca e acabam caindo no esquecimento. Uma história para ser lembrada por nós, pelos nossos filhos, pelos filhos dos nossos filhos, pois, uma história precisa ser contada e lembrada de diversas formas, caso contrário, sempre aparecerá uma outra história mais interessante  e a sua cairá no esquecimento.

Um ótimo feriado a todos!

                                                                                     Patricia Dalpra

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *