Carreira_x_passos_para_lidar_com_uma_crise_na_imagem_profissional.jpg.jpeg

Carreira: 3 passos para lidar com uma crise na imagem profissional

Para gerenciar uma carreira de sucesso é preciso saber lidar com os altos e baixos da exposição na mídia. Trata-se de uma faca de dois gumes: se, por um lado, ela pode lhe ajudar a alavancar a carreira, por outro ela pode causar danos à reputação difíceis de serem reparados. Mas, como se preparar para uma situação de crise e reduzir ao máximo os seus estragos? Veja abaixo 3 passos simples que lhe ajudarão a gerenciar qualquer crise de imagem profissional de maneira eficaz e produtiva.

Vá com calma, mas direto ao ponto

Às vezes, na ânsia de resolver logo um problema, acabamos agindo sem pensar em uma estratégia, sem entender profundamente a origem da questão, e isso pode nos fazer dar um passo maior do que a perna. Mas, cuidado: o silêncio total também é perigoso. O ideal é começar com uma nota informando que a situação será investigada, ouvindo todos os personagens envolvidos e deixar claro que a empresa se preocupa em resolver aquele problema e não só acalmar os ânimos.

O público está avisado? Então, mãos à obra: entenda o que aconteceu, seja bem detalhista e levante todas as informações necessárias. Faça com que seu público acompanhe o processo através de você e dê respostas rápidas e poderosas, capazes de passar a imagem de credibilidade, responsabilidade e transparência que todo profissional de sucesso sonha em manter no mercado.

Não deixe que a situação fuja de seu controle como aconteceu no caso do Bar Quitandinha, em fevereiro deste ano, onde a falta de planejamento resultou em diversas manifestações negativas nas redes sociais.

Mantenha a serenidade

Dependendo do assunto que gerou a crise, poderão surgir inúmeros comentários ofensivos — principalmente, nas redes sociais — e pessoas dispostas a comprar uma briga com você. Pois bem, não compre. A partir do momento que você já se posicionou oficialmente, não há a necessidade de responder críticas pontuais. Discussões paralelas demonstram insegurança, o que só atrapalha o gerenciamento saudável da crise.

Na transmissão da cerimônia do Oscar, a atriz Glória Pires foi intensamente criticada nas redes sociais por conta das respostas curtas que dava sempre que era questionada sobre um filme concorrente. Além de postar um vídeo explicando sua atuação, a atriz lançou uma linha de camisetas com os “memes” criados dois dias depois. Pegou o limão e fez uma deliciosa limonada.

Concentre-se em um único porta-voz

Enquanto a crise não estiver encerrada, tenha sempre em mente quem é a sua fonte de informações. Pode ser a assessoria de imprensa — que é o mais comum —, advogados ou você mesmo: o importante é que o porta-voz oficial esteja bem claro durante todo o processo. No início deste ano, por exemplo, o jogador Neymar Jr. foi denunciado pelo Ministério Público Federal por sonegação fiscal e falsidade ideológica. Apesar de ser um usuário ferrenho das redes sociais, ele só se manifestava através dos advogados. Ou seja: manteve tudo sob as rédeas de especialistas, que puderam gerenciar a situação da maneira mais eficiente e menos prejudicial possível.

O momento pode ser de tensão, mas é com controle e tranquilidade que conseguimos superar uma crise e construir uma carreira vencedora. E para você, quais são as características que definem um profissional de sucesso? Qual é a imagem profissional ideal? Deixe sua opinião nos comentários!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Quer saber mais sobre como lidar com uma crise na imagem profissional? Acesse nosso artigo Carreira: 3 passos para lidar com uma crise na imagem profissional. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *