5374590211398372676

Carreira e educação

Aqui no Brasil a equação educação e atleta de alto rendimento não tem solução. Educação é sempre deixada em segundo plano. Em um determinado momento, o atleta se depara com a seguinte escolha – estudar ou seguir a carreira como atleta.

Para ser atleta de alto rendimento é preciso escolher entre o esporte e os estudos.  Não é possível ser um atleta com formação educacional?

 

Este discurso era que, em algum momento, era convincente.  Conciliar estudos com a alta carga de treinamento era praticamente impossível. Entretanto este discurso perde força nos dias atuais. Hoje, com toda a modernidade e expansão das ferramentas de ensino a distância, facilidades que a tecnologia nos proporciona,  não pode ser aceitável. Infelizmente, tais ferramentas ainda não foram  incorporada pelo mundo esportivo.

O Brasil ocupa o 54º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Educação deveria ser uma prioridade em nosso país, mas infelizmente, estamos muito distante de um cenário aceitável.  Porque não aprender com o nosso vizinho Chile onde o lema é “Não existe nada mais importante do que educação.”

O esporte é fundamental para a nossa cultura e economia. O Brasil é reconhecimento mundialmente pelo esporte, um dos nossos grande valores. O esporte está presente  no nosso DNA. Porque não nos apropriarmos deste reconhecimento internacional para impulsionarmos ainda mais nossa representação seja no cenário local quanto no cenário global? Por que não lutarmos para que estes atletas heróis que representam nosso país recebam um educação a altura do sua representatividade nacional e internacional? Por que não criarmos mentes pensantes que servirão de exemplos para os nossos jovens?

É preciso que as instituições e responsáveis pelo esporte  no país reconheçam a importância da educação como um fator chave para o desenvolvimento de um atleta equilibrado.  Precisamos criar projetos de incentivem a educação para atletas de elite permitindo sucesso dentro e fora dos campos e quadras.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *