1-Timidez

Biel – A importância da gestão de imagem

Ter altos e baixos na carreira é normal, ainda mais se tratando de uma figura pública. Por isso, o acompanhamento de um profissional é importante, especialmente quando se trata de um problema de imagem, em que esta é colocada à prova pelo público. Este é o caso do cantor Biel.

Recentemente, Biel se envolveu em um escândalo de assédio sexual com uma jornalista a quem dava uma entrevista. O cantor de 20 anos teria dito frases como “Idade não significa nada. Se te pego, te quebro no meio”, “Por quê? Você quer que eu te mostre com atos e ações?”, “E eu sou heterossexual. Eu gosto é de b…” e “Queria que sua entrevista fosse a última do dia, te levaria para um hotel e te estupraria rapidinho”.

Após sair da entrevista, a jornalista fez uma denúncia contra Biel que gerou grande repercussão e fez a imagem do mesmo começar a ser vista como negativa pela mídia e pelo público. A primeira reação do cantor para tentar se redimir foi postar um texto no Instagram dizendo que tudo não passava de uma brincadeira. Obviamente, a desculpa não foi aceita pelos internautas, principalmente porque o assunto acerca do assédio sexual é sério e está sendo muito debatido mundialmente.

Com isso, Biel começou a perder patrocínios, ter contratos prejudicados e, além disso, também teve seu convite para o revezamento da tocha olímpica retirado. O cantor levaria a chama em Fortaleza, no entanto, o Comitê achou melhor excluí-lo porque o objetivo é levantar a paz e ter um personagem envolvido em um escândalo de assédio sexual não é o valor que os Jogos Olímpicos devem transmitir.

Dada à repercussão do caso e após ter tido sua imagem devastada, Biel postou um vídeo no Youtube em que se desculpa com o seu público. Mas, ao invés de ajudar, o vídeo gerou mais polêmica, pois o cantor não mostrou veracidade na sua fala. Além disso, seu discurso foi fraco, o que reforçou sua imagem insegura e imatura. É neste momento que entra o trabalho de uma boa assessoria de imprensa e o poder da comunicação.

A presença de um profissional cuidando da imagem do cantor se fazia necessário desde o início e se tivesse sido feito um trabalho estratégico mostrando seriedade com o assunto, a repercussão negativa poderia ter sido amenizada e Biel poderia ter sua imagem recuperada.

O primeiro erro foi a postura com que o assunto foi tratado. O escândalo veio dias após o caso de estupro coletivo de uma menina de 16 anos ter sido debatido mundialmente, então um caso de assédio sexual não poderia nunca ter sido justificado como uma brincadeira. Às vezes, a ânsia de resolver o problema acaba levando a um ato sem estratégia, que leva a uma repercussão negativa ainda maior.

O segundo erro foi a falta de embasamento na comunicação. No vídeo postado no Youtube, o posicionamento do cantor deveria ter sido trabalhado de forma que transmitisse credibilidade, pois caso contrário seria um tiro no pé. Infelizmente, foi o que aconteceu. Portanto, neste momento se fazia muito importante a presença de um profissional que fizesse a gestão para a crise da imagem do cantor.

O gerenciamento de crise deve ser rápido e cuidadoso. A comunicação é um dos aspectos mais relevantes, por isso a importância de fundamentar muito bem o que será dito para solucionar o problema. Portanto, antes de se pronunciar é importante:

  1. Centralizar a comunicação – tenha um único porta-voz do seu pronunciamento para não haver desencontros de informações;
  2. Comunique-se logo, mas tenha embasamento – não fique em silêncio diante de uma crise, mostre para o público que você se importa e lhes dê uma informação fundamentada sobre o acontecido;
  3. Pense com a cabeça da mídia – qual informação, atitude, ação querem?
  4. Fale diretamente com os prejudicados – Mostre com transparência a preocupação com o acontecido e se desculpe falando diretamente para os afetados pelo problema.

Tratar um problema de imagem com seriedade, se concentrando no embasamento da comunicação a ser transmitida e agindo estrategicamente é fundamental para a recuperação da mesma.

Quer saber mais sobre como lidar com uma crise na imagem profissional? Acesse nosso artigo Carreira: 3 passos para lidar com uma crise na imagem profissional.

*Camille Reis

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] nas afirmações que fez ao público. E se percebermos bem, a postura é parecida com a que o cantor Biel tomou quando gravou seu pedido de desculpas e postou na internet. Da mesma maneira, Biel se […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *