como-descobrir-o-seu-mercado-ideal.jpeg

Como descobrir o seu mercado ideal?

Quase todo mundo tem um sonho na gaveta. Às vezes não se trata nem de um sonho, mas de uma habilidade ou inclinação para determinada tarefa que, em algum momento, foi deixada para trás por simplesmente não acreditar que seria funcional.

No entanto, quando se percebe que dificuldades existem em todos os caminhos, e o peso de trabalhar com o que não gosta se torna insuportável, algumas pessoas tomam coragem e resolvem acreditar no sua intuição.

Esse reconhecimento é o primeiro passo para uma carreira de sucesso, porém, existem muitas outras etapas para descobrir, dentro do que se busca, o seu mercado ideal e tornar o seu negócio lucrativo.

Vamos aos outros passos:

1 – Localizar o seu negócio no mercado

Todo projeto demanda uma pesquisa prévia. Quanto mais você souber sobre o meio que está se inserindo, melhor será seu desempenho.

Em contextos diferentes, mas seguindo a mesma lógica, um candidato deve conhecer a empresa para a qual está se candidatando antes de ir para a entrevista. Caso contrário, poderá ser pego de surpresa e provavelmente terá uma performance inferior a quem já está informado.

Quando o assunto é um novo empreendimento, estudar nunca é demais.

Primeiramente, é preciso conhecer o que os futuros concorrentes, ou empresas de nichos semelhantes, estão fazendo. Após isso, compreender de forma mais profunda seu público-alvo, para, posteriormente, adotar estratégias para atingi-lo. Essas duas tarefas são essenciais para um bom começo.

2 – Identificar o que o seu empreendimento oferece para esse mercado

Muitas pessoas têm ideias gerais do que gostariam de fazer, do ramo, das atividades que querem exercer, etc. Porém, é preciso encontrar uma maneira de sintetizar essa vontade em uma função específica.

Por exemplo, há quem goste de escrever e queira viver de Literatura. Dentro disso, para tornar esse desejo possível, é preciso identificar o que necessariamente será feito com essa inclinação para a área de Letras. A pessoa vai abrir uma editora? Dentro desse trabalho, ela se voltará para um determinado gênero?

Esse exercício de filtrar atividades até chegar em um objetivo é importante para identificar o foco do negócio e o que ele irá oferecer para o mercado.

3 – Começar com o que tem

Já reparou que a gente sempre acha que precisa de alguma coisa para começar um novo projeto? Pode ser que realmente você precise de muitas coisas, mas isso não significa que você precise estar pronto desde o início.

Dessa forma, você estará sempre parado no mesmo lugar, esperando a oportunidade ideal, o momento certo, etc.

O escritor José Saramago define bem o equilíbrio quando fala para não perdermos tempo, mas, também, não termos pressa. Ele mostra nessa afirmação que é preciso estar atento ao que acontece em volta, assim como é importante não se perder no próprio ritmo.

O mais importante para encontrar seu mercado ideal é estar em movimento e, é claro, não esquecer do seu objetivo. Foco é a palavra-chave para um caminho de sucesso.

Para finalizar, outra frase que pode ilustrar esse momento é de uma famosa monja do budismo tibetano, Jetsnuma Tenzin Palmo, que diz: “Vamos começar de onde estamos. E vamos começar com o que somos.”

Esse conteúdo te ajudou? Deixe um comentário e conte-nos o que mais você gostou no texto!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Isso vale tanto para quem quer continuar na atual empresa, mas crescendo de posição, quanto para quem procura novas oportunidades e também para aqueles cujo objetivo é empreender. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *