como-descobrir-qual-o-valor-do-meu-trabalho-e-como-cobrar-por-ele.jpeg

Como descobrir qual o valor do meu trabalho e como cobrar por ele?

Uma das preocupações de quem presta serviço de forma autônoma, categoria em alta no Brasil, diz respeito ao valor do trabalho e como cobrar por ele. Você se identifica com essa questão? Então continue aqui com a gente, pois este post vai lhe ajudar!

Primeiro, para colocar um preço na sua hora trabalhada é preciso levar em consideração diversos fatores e ter um planejamento que envolva o início, o meio e o fim do projeto. Fazer isso evita que o processo sofra alterações que possam causar prejuízos.

Antes de fechar o acordo, deixe bem clara a sua proposta para que não restem dúvidas. Assim, você mantém uma boa imagem profissional e seus clientes saberão como é o seu trabalho.

Confira abaixo as nossas recomendações e descubra como cobrar por suas horas!

Qual o valor do trabalho prestado?

Se você não sabe quanto cobrar pelos seus serviços, então é melhor começar a fazer seus cálculos. Você pode calcular com base no seu último salário — isso se o tipo de função for, ao menos, parecido.

Calma, não é nada complicado! Basta pegar o valor e dividir pelas horas que você levou para executar suas tarefas. Por exemplo: salário fixo dividido por dias trabalhados, e depois por oito horas.

Assim que descobrir o preço exato, faça a lista de recursos utilizados. Você precisa de internet, material de produção, ajuda de um colaborador ou qualquer outro custo? Coloque tudo isso no papel e inclua no valor que você cobrará ao cliente, pois todos os itens e gastos devem ser reembolsados.

O que devo fazer para evitar problemas?

Como prometido, vamos às recomendações para que você não esquente a cabeça com a sua clientela:

Calcule seus custos e tempo de trabalho

Calcular os custos do seu trabalho pode parecer um “bicho de sete cabeças”, mas está longe de ser algo assustador assim. Para fazer isso, você deve analisar tudo o que gasta com o seu produto ou serviço. É importante levar em consideração matéria-prima, impostos, gasto com energia, água, combustível e tudo o que estiver relacionado com o seu trabalho.

O tempo que você gasta para produzir e levar o produto até seu cliente também deve entrar na conta. Se você é prestador de serviço, então o tempo de pesquisa, deslocamento e trabalho também fazem parte das despesas a serem calculadas.

Você deve observar cada detalhe para que sua marca pessoal tenha a valorização ideal.

Observe a concorrência

Avaliar a concorrência é sempre importante em qualquer etapa do negócio, incluindo na hora de precificar o seu valor.

É interessante observar como os concorrentes agem no mercado e seguir a tendência para que você seja visto, especialmente se ainda não tiver um diferencial competitivo.

Assim que começar a aumentar a sua carteira de clientes e a deixar seus produtos ou serviços mais conhecidos, poderá reajustar o preço para elevar a sua rentabilidade.

Avalie o seu público

Você deve ter em mente a rentabilidade do seu público-alvo e entender o quanto ele está disposto a pagar pelo seu trabalho. Faça pesquisa de mercado e veja a situação econômica atual, levando em consideração as escolhas dos seus possíveis consumidores.

Você deve conhecê-los mais a fundo. Verifique suas reais necessidades e desejos para oferecer aquilo que realmente os satisfaça.

Ao seguir essas dicas simples, dá para calcular facilmente o valor do trabalho e você pode ter o sucesso que deseja. Basta ficar de olho na valorização de sua profissão no mercado e cobrar o preço que se enquadra no seu negócio para ganhar diferencial competitivo.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

Artigos Relacionados

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *