Como_fazer_networking_de_forma_efetiva_Confira_essas_6_dicas.jpg.jpeg

Como fazer networking de forma efetiva? Confira essas 6 dicas!

O networking é uma rede de contatos com o objetivo de desenvolver relações profissionais que podem beneficiar mutuamente todos que dela participam. Pesquisas revelam que o estabelecimento de contatos profissionais pode ser responsável por mais de 70% das recolocações no mercado de trabalho em grandes empresas.

Em pequenas empresas os profissionais com networking ativo podem garantir bons negócios e o reconhecimento do seu diferencial relacionado às suas conexões. Elas garantem uma carreira promissora e podem assegurar uma base de contatos caso o profissional resolva mudar radicalmente sua área de atuação.

Porém, para iniciar e perpetuar uma rede de contatos interessante é preciso conhecimento, persistência, determinação, perseverança e até um pouco de bom humor.

Se você já está convencido que é preciso expandir ou manter suas conexões profissionais de forma estratégica, confira as 5 dicas de como fazer networking com eficiência, que preparamos para você.

Organize sua rede de contatos

Elabore uma tabela com seus principais contatos, descrevendo as atividades gerenciais que exercem, dados pessoais relevantes, formas de comunicação mais acessíveis e dados do seu último contato com cada um deles.

Algo formulado em tabela como “Isabela Faria, gerente comercial da empresa X, contato via celular realizado em 02/março, apreciadora de vinhos”. É importante conhecer algumas características peculiares dos contatos para a conversa fluir de forma mais pessoal e não apenas sobre o mercado de trabalho.

Exercite o autoconhecimento

Identifique seus pontos fortes e aqueles que precisa melhorar para maximizar seu personal branding. Algumas características como simpatia, determinação, coragem, paciência, generosidade e autoestima elevada são cruciais para iniciar e manter uma boa rede de contatos.

Timidez, medo de ser rejeição e insegurança devem ser trabalhados internamente para não dificultar na formação e manutenção do networking.

Mostre uma boa imagem nas redes sociais

conteúdo das postagens nas redes sociais revela seus interesses e é crucial para fazer um bom networking. Todos os seus possíveis contatos e recrutadores podem ter acesso ao que é postado na internet.

Evite divulgar ou compartilhar assuntos polêmicos sobre política, religião e futebol, deixe esses comentários para conversas informais.

Participe de encontros presenciais

O networking não pode ser feito exclusivamente de forma virtual. É importante estabelecer contatos presenciais, pois além de criar mais intimidade, melhora a dinâmica entre as pessoas.

Compareça a congressos, workshops, reunião de amigos e festas de aniversário para se divertir e ainda manter o vínculo de amizade com alguns colegas.

Participar de eventos profissionais demonstra interesse em acompanhar as tendências do mercado, o que é muito positivo para a imagem do profissional.

Em todas estas ocasiões, analise sempre o melhor momento para distribuir cartões de visitas para não ser inconveniente.

Estabeleça laços sinceros com os amigos

Seja franco, educado e honesto com seus contatos e demonstre sua lealdade nas relações construídas. Elas são estabelecidas com o tempo e durante a convivência é possível prever as possíveis reações dos amigos frente as solicitações de apoio profissional.

A partir disso, escolha o momento ideal para abordar sobre uma indicação de emprego ou sobre um empréstimo financeiro. O networking deve ser uma relação de troca de favores entre amigos, mas é preciso ter cautela com as suas expectativas para que isto não modifique negativamente a relação. Não procure os amigos apenas quando estiver desempregado ou em situações difíceis.

Conheça outros fatores importantes para saber como fazer networking de forma efetiva

  • Considere todos seus possíveis contatos, dos amigos de escola até os colegas do seu último emprego. Analise como seu conhecimento pode ajudá-los profissionalmente e vice-versa.
  • Invista nas redes sociais especializadas. Ainda que o networking presencial seja valioso, é preciso acompanhar as tendências do mercado que são fortes no mundo virtual.
  • Seja intrigante e curioso. Fazer o básico como todos não diferencia um profissional, assim como não buscar informações e novas formas de fazer algo.

Saber como fazer networking se torna algo simples com o passar do tempo, quase automático para aqueles que percebem o valor das relações profissionais. Além de manter-se bem empregado ou com boas perspectivas de negócios, estas relações enriquecem muito o conhecimento técnico em cada profissão.

Agora faça seu comentário. O que de melhor você recebe do seu networking? Conhecimento ou oportunidades de trabalho?

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *