como-reparar-uma-primeira-impressao-errada.jpeg

Como reparar uma primeira impressão errada?

“Você nunca tem uma segunda chance para fazer uma primeira impressão”, nos diz um velho ditado, e tanto a ciência, quanto a experiência cotidiana atestam a sua verdade. As primeiras impressões são rápidas, poderosas e duradouras, e por isso é tão importante fazer tudo o que puder para se criar uma boa.

Mas, às vezes, apesar de seus esforços para ser amigável, algo dá errado. Personalidades se chocam, piadas mal interpretadas, nervosismo e, assim, de algum modo o relacionamento começa sendo um fiasco.

Para o alívio de empresários, candidatos a emprego e afins, especialistas concordam que, embora a mudança de uma primeira impressão possa ser difícil, muitas vezes é viável. E, para isso, nesse post trouxemos as melhores dicas para transformar a situação. Acompanhe!

Identifique a causa da primeira impressão errada

É muito comum ficar nervoso diante de uma pessoa que você acaba de conhecer e, por isso, ter atitudes anormais, ainda mais se for alguma situação importante.

Caso você tenha agido de tal forma buscando impressionar alguém, o primeiro passo será ser honesto, assumindo o que de fato ocorreu. Isso acaba sendo um grande passo para corrigir aquela impressão errada, uma vez que é perceptível que seus comportamentos fugiram do padrão, mesmo para uma pessoa que você tenha acabado de conhecer.

Desculpe-se da melhor forma

Se começamos com o pé errado por causa de um simples tropeço, o melhor é pedir desculpas. “Às vezes más primeiras impressões são causadas por erros genuínos. Talvez você discutiu um assunto delicado, sem saber, ou confundiu seu novo contato com outra pessoa. Basta pedir desculpas por seu erro”, aconselha perito da carreira Heather R. Huhman.

Embora admitindo que um passo em falso pode deixar qualquer um muito nervoso e preocupado, você deve, no entanto, evitar o excesso de desculpas por uma primeira impressão. Afinal, dizer que está arrependido é importante, mas exagerar pode criar uma outra situação desconfortável. Isso coloca a outra pessoa na desconfortável posição de ter de tranquilizá-lo constantemente.

Articule a situação

Se um pedido de desculpas direto não parece se adequar à situação, você sempre pode tentar uma nova abordagem. Uma das melhores formas para se recuperar de uma má primeira impressão é a de virar o jogo, mostrando um lado diferente e mais favorável de sua personalidade.

Em outras palavras, se você tentou fazer uma piada e ela caiu mal, então, demonstre sinceridade. Ou se você tentou ser sincero e isso soou agressivo, então, demonstre compaixão. Se concentrar em um aspecto diferente da sua personalidade pode ajudar a remodelar a percepção de seu caráter e valor.

Seja persistente e consistente

Se você estiver realmente determinado a conquistar alguém depois de um começo difícil, esteja avisado que seus esforços podem demorar algum tempo. Um estudo da Harvard sugere que levará oito encontros positivos subsequentes para mudar o parecer negativo criado por uma pessoa. Neste contexto seja persistente e paciente.

O ponto focal também é que, simplesmente aguardar o tempo passar pode não ser o suficiente para que o quadro seja alterado. Você também precisa ser estável em seus futuros comportamentos. Afinal, superar uma má primeira impressão requer que todo o comportamento futuro seja consistente com a forma como você quer ser percebido.

Gostou desse nosso post? Quer ficar sempre por dentro de todas as novidades dos nossos canais? Então siga agora nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *