como-saber-o-momento-certo-para-uma-mudanca-de-rumo-na-carreira.jpeg

Como saber o momento certo para uma mudança de rumo na carreira

Tomar um novo caminho não é uma decisão fácil. E quando falamos em mudança na carreira, a insegurança se torna ainda mais delicada e amedrontadora.

Mas é inevitável controlar os pensamentos quando eles já se instauraram em nossa mente, exigindo uma atitude a respeito. Será que há um momento certo para virar a chave e sair do lugar onde estamos?

Se você está vivendo um momento profissional que precisa de uma oxigenação e quer se tornar uma pessoa marcante positivamente, vamos ajudá-lo a identificar a hora certa para uma mudança, decifrando seus sinais. Acompanhe!

Inconformismo constante

Primeiro, em uma análise bem honesta de si e de seus planos, tente entender o que motiva os seus pensamentos sobre mudança. Por mais que as pessoas e as circunstâncias ao seu redor estejam em transformação — a situação econômica do país é um exemplo —, a mudança deve ser motivada por seus próprios interesses.

Se você se sente inconformado por motivos efêmeros, é mais indicado esperar um tempo para que estas ideias tomem forma e se fortaleçam mais. Jamais tome decisões precoces ou por um impulso emocional. Um novo projeto envolve custos, envolve dedicação de tempo, esforço e foco que poderiam ser investidos para melhorar a sua situação atual. Pense nisso!

Porém, se seus pensamentos já duram a algum tempo, trazendo incômodo e insatisfação, considere apressar esse voo e busque novos ares. Você pode entender melhor os estágios do conformismo neste artigo.

Motivações desalinhadas

Já se tornou grisalha a regra de que uma carreira precisa visar somente os ganhos financeiros, ignorando outros pontos que são essenciais na vida do ser humano. Vivemos uma era onde as pessoas buscam o alinhamento dos seus valores pessoais e sociais com os profissionais.

Por mais lucrativa que seja, uma carreira não pode suprimir os interesses de quem a assume. Inconformismo com o propósito é um sinal que ele tem um peso importante nessa jornada de descoberta. Converse com pessoas próximas a você, entenda seu papel social e o quanto as causas em que acredita se parecem com a missão da profissão que exerce.

Potencial desprezado

Nada mais desmotivador do que se sentir inútil onde está. Muitos profissionais se encontram em uma situação de submissão exagerada, onde se tornam passivos de tudo, sem poder de decisão e mudança.

Esse estado é um alerta e pode indicar a necessidade de ruptura para um outro caminho. Muitas vezes, assumimos o negócio da família ou de amigos e nos esquecemos de que estamos sonhando os sonhos deles, enquanto os nossos ficam em stand by.

Suas qualidades, sua visão e ideias devem ser valorizadas onde quer que esteja. No trabalho, não deve ser diferente. Por mais que você busque alternativas, exercendo suas influências em outros meios, essa lacuna sempre ficará aberta, esperando solução.

Não seja cruel consigo mesmo, ignorando esses sinais que apresentamos. Se você ainda não sabe o quão incomodado está, procure ajuda de um profissional, como um coaching de carreira para entender os níveis de insatisfação e ajudá-lo a tomar novos rumos de forma inteligente e segura.

Nosso conteúdo ajudou a clarear as suas ideias? Entenda que pensar em uma mudança na carreira é algo comum à maioria dos profissionais, e por ser delicado e exigir mudanças bruscas, é preciso cuidado e parcimônia.

Queremos ajudá-lo ainda mais. Conheça algumas estratégias de autodesenvolvimento pessoal que o ajudarão a acelerar seus passos na evolução e amadurecimento da carreira profissional. Não deixe de acessar esse conteúdo!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *