4-dicar-para-transformar-um-sonho-em-carreira-profissional.jpeg

4 dicas para transformar um sonho em carreira profissional

Sonhar é uma das capacidades cognitivas mais poderosas do ser humano. Ainda mais quando estamos acordados. Todos nós temos nossos desejos e expectativas sobre a vida e, principalmente, sobre a carreira que vamos seguir. E nunca é tarde para pensar em transformar um sonho em carreira profissional.

Mas antes de jogar tudo para o alto e investir em uma nova área de atuação, é importante estabelecer alguns passos que são essenciais para que você construa um caminho seguro e que esteja muito ciente de suas escolhas ao longo do processo de transição.

A seguir, damos algumas dicas para que você caminhe em direção ao seu sonho.

1. Reflita sobre o que mais gosta de fazer no seu tempo livre

Às vezes, acabamos investindo tanto em um hobby que ele começa a ficar sério e passa a se tornar a nossa fonte de renda. O que você gosta de fazer em seu tempo livre? Gosta de pesquisar sobre moda? Praticar esportes? Cozinhar? É conhecido por ter um talento muito diferente da área em que trabalha?

Agora, se imagine trabalhando com o que gosta de fazer em seu tempo livre. Você se sente bem com a ideia? Então, já sabe o que realmente gostaria de fazer em sua vida profissional.

2. Faça um planejamento para transformar um sonho em carreira

O próximo passo é se planejar de forma muito objetiva. Coloque no papel tudo o que é necessário para começar a mudança.

Seja muito preciso quanto ao planejamento, estabelecendo metas e datas para colocar ações em prática, mas seja também realista consigo mesmo.

Por exemplo, se está pensando em ser atleta, converse com um especialista para saber em quanto tempo será possível competir. Se quiser ser um chef de cozinha, será preciso realizar algum curso na área, certo? Quando conseguirá fazê-lo? É preciso fazer algum estágio para se aperfeiçoar na área?

Mantenha o seu planejamento sempre à mão para checar as datas e reajustar prazos, caso seja necessário.

3. Esteja preparado para lidar com as questões financeiras

Não tem jeito de evitar as questões financeiras. Se há a intenção de realizar uma transição entre uma carreira e outra, você deve estar ciente de que está deixando uma situação estável para se aventurar em outra área.

Portanto, considere isso em seu planejamento. De quanto tempo precisa para deixar o atual emprego, começar a nova atividade e ser bem sucedido nela?

Sair de uma hora para a outra do trabalho pode ser um risco, considerando que você vai começar um negócio e vai precisar investir nele. Planeje-se, faça economias e assegure-se de que conseguirá se manter e manter o seu sonho, enquanto ele não decola.

4. Esteja disposto a aprender

Por mais que você leve muito à sério o seu sonho e tenha se dedicado a ele durante a vida inteira, lembre-se de que é preciso ter humildade e admitir a necessidade de aprender mais sobre o assunto.

Procure conhecer a área, o mercado e realizar cursos que o ajudem a entender melhor a carreira que pretende seguir. Esse é o momento que definirá o modo como seu sonho vai se transformar em realidade e como você vai construir a sua marca pessoal. Mantenha-se bem consciente do novo caminho que está seguindo.

Toda mudança costuma parecer assustadora, já que você vai sair de uma posição que conhece e com a qual está acostumado para outra completamente nova. É isso que acontece quando você deseja transformar um sonho em carreira.

E quem também passa por isso são os atletas que estão em fase de aposentadoria. Confira nosso post para saber mais sobre esse processo de transição.

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

Artigos Relacionados

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *