conheca-4-otimas-dicas-para-melhorar-seu-networking.jpeg

Conheça 4 ótimas dicas para melhorar seu networking

Ganhar visibilidade é o sonho de todo profissional. Ela é conquistada com muito empenho, uma boa gestão de imagem e com o uso do famoso networking. Muita gente ao ler essa palavrinha fica acanhado, pois não sabe se está desenvolvendo a melhor estratégia para ampliar a sua rede de contatos.

Pensando nisso, separamos quatro ótimas dicas para que você aprenda como melhorar o seu networking.             

Quer descobrir como?  

1- Estabeleça metas 

Assim como em qualquer outra fase da sua carreira, a definição de metas também é importante para aperfeiçoar seu networking. Sem ela, você estará atirando no escuro, conhecendo pessoas erradas e frequentando lugares que não trarão retorno positivo para o seu trabalho. 

Estabelecer metas é mais fácil do que você imagina. Mapeie quem são os profissionais da sua área que você precisa adicionar em sua rede de contatos. Depois, verifique os locais que eles têm o hábito de frequentar. Por fim, proponha-se a conhecer um novo colega de trabalho semanalmente. 

Dessa forma, você evitará a procrastinação e alcancará os seus objetivos com mais facilidade. 

2- Visite os locais corretos  

Sabemos o quanto, às vezes, é complicado descobrir quais são os locais onde as pessoas da nossa área de atuação costumam estar presente. Abaixo, listamos os principais ambientes. 

  • Meetups;
  • Encontro de investidores;
  • Encontro de empreendedores;
  • Espaços de trabalho compartilhados;
  • Eventos esportivos;
  • Redes sociais. 

Aqui, vale uma atenção especial com a internet. Nela, é possível ampliar contatos em grupos virtuais. No entanto, é importante saber separar o lado pessoal e profissional. 

Quando esses dois pontos entram em conflito, certamente a sua imagem entrará em crise. Portanto, pense duas vezes antes de postar aquela foto na balada ou em um encontro com amigos. 

O seu comportamento no mundo virtual vai muito além do que uma postagem, uma curtida ou um compartilhamento. Para você acertar no networking, separamos estes três artigos para aprofundar seu conhecimento. Confira! 

3- Organize seus contatos 

Agora, reúna os seus contatos em uma lista. Com as informações centralizadas, ficará mais fácil para achar o profissional que você deseja entrar em contato para cada ocasião. 

Divida a lista em dois grupos. De um lado, coloque a função que a pessoa executa. Por exemplo: investidor, empreendedor, fornecedor, entre outros. Do outro, adicione o setor a que ela pertence: alimentação, telecomunicação, esporte, etc. 

Você pode classificar a sua lista também pelo nível de proximidade entre você e seus contatos. Assim, escolherá a pessoa certa para a tarefa ou objetivo que precisa desenvolver. 

4- Seja prestativo 

Engana-se quem pensa que a rede de contato do seu networking só é importante quando ela traz algum benefício para a sua carreira. Pelo contrário, aqui, ocorre uma comunicação de mão dupla. 

Busque ser prestativo com as outras pessoas. Além da oportunidade de trocar experiências, você ajudará seus contatos com coisas que eles estão precisando em um determinado momento. 

A sua ajuda poderá ser útil de várias formas, entre elas: 

  • Apresentando outros profissionais para o seu contato;
  • Indicando livros, serviços e outras ferramentas;
  • Solucionando problemas que não estão ao seu alcance. 

Com essas pequenas atitudes, você, provavelmente, ficará surpreso com as oportunidades que aparecerão em seu caminho. 

Agora que você já sabe como melhorar o seu networking, não deixe que os seus contatos desapareçam. Mantenha o relacionamento ativo para que você seja sempre lembrado em momentos especiais. E não se esqueça: siga as nossas redes sociais e aprenda como melhorar sua imagem profissional em seu dia a dia. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *