0reproducao77

Consistência é a palavra

Final de semana para mim significa assistir aos jogos de vôlei dos meus dois filhos. Como sempre, levo alguma coisa para ler para ajudar a passar o tempo enquanto espero o jogo começar.  Peguei rapidamente algumas revistas e trouxe. Uma delas era a Forbes de junho que trás a sempre linda Gisele Bündchenna capa.

Li novamente a matéria “A mulher de 1 bilhão de reais”.   Esta leitura me fez lembrar quando em 2001 estava em Milão fazendo um curso onde uma das aulas era com o consultor de imagem da Madonna. Em uma de suas colocações ele falou sobre a era Gisele que estava chegando ao fim e que nos próximos 2 anos a carreira dela chegaria ao fim. Doze anos se passaram e realmente sua imagem não continua a mesma, ela é muito mais  forte e valorizada e não para de crescer.  Se Gisele fosse uma empresa com ações na Bolsa de Valores de Nova York, ela estaria avaliada entre R$ 250 a U$ 450 milhões .

Agora eu pergunto a você “Qual é o segredo de tanto sucesso?”. Responderam?  A resposta é muito simples“Consistência”.

Assim como no marketing que trabalha com os 7 P’, o personal branding trabalha com o3 C’ – clareza, constância e consistência.  A  consistência da imagem faz com que a credibilidade imposta por ela seja  reforçada e aumentada dia após dia.

Quantas modelos lindas surgiram , surgem ou surgirão no mundo da moda? Quantas delas construíram uma imagem com tanta autoridade, domínio e influência quanto Gisele? A consistência em cima dos seus principais atributos –  beleza, carisma, bem-estar e família são trabalhados e reforçados diariamente em tudo aquilo que ela faz, tanto na vida profissional quanto na sua vida pessoal.

Um outro ponto determinante no gerenciamento da marca pessoal está relacionado ao que chamamos de brand environment  – ambiente da marca. Ou seja, tudo aquilo que estiver ligado  direta ou indiretamente à marca pessoal  tem um impacto determinante na consistência da imagem.

Como se não bastasse,  Gisele ainda tem ao seu lado, o jogador de futebol americano Tom Brady, seu marido, e este fato só vem reforçar todos os seus atributos. Sua imagem de bom moço, família, profissional dedicado, bonito e carismático  agrega valor à imagem e consequentemente à marca Gisele Bündchen.

Gisele é um grande case que serve como referência no estudo de como gerenciar uma marca pessoal. Sua consistência não está relacionada apenas  a administração da sua vida, mas ela também é consistente com todas as marcas para as quais cede o uso da sua imagem.

É importante ter a consciência que o processo de construção e gerenciamento da marcar pessoal começou ontem e termina amanhã. E como o amanhã será sempre o amanhã, ele não termina nunca. Ele é feito dia após dia porque cada dia sua ação terá um impacto direto na percepção de quem você é.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *