Dicas para construir uma boa reputação

A boa reputação de um profissional sempre foi um dos itens mais perseguidos por empresas e profissionais em processos seletivos. Afinal, é a partir dela que será possível aos que estão ao seu redor incluir elementos fundamentais para relações produtivas e duradouras, como o respeito e a confiança.

A questão é conseguir extrair desse amplo conceito elementos que permitam a você entender como ele pode funcionar como forma de impulsionar cada vez mais a sua carreira. Para tanto, selecionamos conceitos e dicas que certamente vão ajudá-lo nessa jornada.

O poder da boa reputação

Falamos logo na abertura do texto que a boa reputação é um aspecto procurado por todos no universo profissional – e até mesmo no pessoal. A questão é saber o porquê disso.

A reputação é a constituição e manutenção de uma imagem positiva sobre você, frente às suas ações e seu comportamento. Não se trata de uma tarefa isolada nem um projeto. Na verdade, ela deve fazer parte do caminho que você trilhou, ou seja, uma escolha das atitudes que serão tomadas por você.

O público e a clientela – até os concorrentes! – percebem esse cuidado e passam a responder com respeito e confiança, uma vez que eles têm a certeza de que aquele profissional, além de ter vontade de crescer, ele faz por merecer.

Construindo a imagem de uma pessoa

A questão é entender como isso funciona. Na verdade, uma forma interessante é pensar na boa reputação como uma receita ou fórmula. Ela possui ingredientes que devem ser usados na ordem e quantidade corretas para que você chegue ao resultado esperado.

O primeiro item é o tempo de carreira, que representa a sua consolidação no mercado de trabalho. Somamos a ele os resultados alcançados, que devem ser medidos e avaliados para comprovar a eficácia e a experiência, isto é, o seu retorno como profissional.

A segunda parte dessa fórmula traz dois itens que vão além dos muros do escritório: o investimento e a imagem. Investir em você significa buscar formas de ampliar os seus conhecimentos, manter-se atualizado por meio de leituras, cursos e troca de experiências com os diversos tipos de profissionais.

A sua Imagem, por sua vez, é o reflexo do seu conteúdo. Educação, conhecimento, jogo de cintura, o trato com as pessoas e como você age em situações diversas. Aqui entram diversos itens que serão decisivos para uma boa reputação. Fazendo uma analogia, este elemento pode ser considerado o “fermento da receita”, já que, sem ele, o bolo simplesmente não crescerá.

Quais os maiores e desafios e cuidados

Quantas vezes ouvimos sobre um profissional que alcança resultados, que se atualiza, mas que não desenvolve sua autoconfiança para assumir novos desafios? Ou que é um bom profissional, mas que não se atualiza constantemente, investindo em seu próprio conhecimento?

O maior desafio é aprender a equilibrar os fatores que contribuem para uma boa reputação. O equilíbrio vai depender de sua área de atuação, da empresa na qual você trabalha e do tempo que você está no mercado de trabalho. Pode até parecer uma atividade trabalhosa, mas ela não é impossível de ser realizada.

Esse investimento é uma forma de aproveitar o seu caminho profissional para sempre aprender com o momento atual, consertar os erros do passado e planejar melhor o seu futuro. O mais interessante da boa reputação é que ela só depende de você para poder ser conquistada e preservada. Em poucas palavras: o sucesso está nas suas mãos!

Ficou com vontade de estar sempre informado com as novidades que produzimos, além de poder compartilhá-las em seu círculo social? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook.

6 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] é excelência. É para fazer? Então, faça da melhor forma! Dê o seu máximo e vá atrás do reconhecimento para a sua capacidade e a sua […]

  2. […] é excelência. É para fazer? Então, faça da melhor forma! Dê o seu máximo e vá atrás do reconhecimento para a sua capacidade e a sua […]

  3. […] é excelência. É para fazer? Então, faça da melhor forma! Dê o seu máximo e vá atrás do reconhecimento para a sua capacidade e a sua […]

  4. […] Outro momento em que o autoconhecimento pode ajudar muito na gestão de carreira é quando o profissional decide seguir novos rumos. Isso acontece quando as pessoas se percebem infelizes no setor profissional e também quando decidem buscar novos rumos. O autoconhecimento é muito importante para que a pessoa se sinta confiante e segura para realizar a melhor escolha e construir uma boa reputação. […]

  5. […] Isso é excelência. É para fazer? Então, faça o melhor! Dê o seu máximo e vá atrás do reconhecimento para a sua capacidade e a sua competência. Lembre-se de que o conhecimento é um processo […]

  6. […] você quer criar uma boa reputação profissional, precisa aproveitar todas as oportunidades que tiver para construir uma imagem […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *