Entenda como superar a insegurança e se destacar

Vivemos em uma sociedade narcisista, em que as pessoas buscam passar uma imagem inflada de si mesmas, como se todos estivéssemos ótimos todo o tempo. Entretanto, existe uma emoção subjacente à sua imagem pessoal que influencia no seu comportamento: a insegurança.

Você é inseguro às vezes? Esse é um sentimento muito comum e pode ser um grande obstáculo para a vida pessoal e, principalmente, para conseguir se destacar no mercado profissional.

Antes de falarmos como você pode amenizar e controlar essa sensação, é importante dizer que você nunca estará totalmente livre dela. Ao longo da vida passamos por situações em que sentimos que não temos total controle, e de certa forma, esse é um excelente mecanismo de defesa da nossa psiquê.

O objetivo está em saber como agir e como controlar a falta de confiança para que nos momentos de dificuldade você consiga sobressair perante as adversidades que podem acontecer nas mais variadas áreas da sua vida.

A seguir selecionamos algumas informações mais importantes sobre as causas e como superar a insegurança para se destacar. Confira!

Quais são as causas da insegurança?

Falar em público, assumir um cargo de liderança, mudar de profissão etc. Existem muitas situações desafiadoras nas nossas vidas e elas exigem confiança. Mais do que identificar as situações em que a insegurança se coloca enquanto um obstáculo, é importante encontrar as causas disso. Só assim é possível superá-las.

As experiências que temos ao longo da vida, principalmente na nossa infância, estão na raiz da insegurança. Algumas situações na nossa vida adulta funcionam como um gatilho que causa essa falta de confiança.

Pais que se mostram muito ausentes, por exemplo, podem fazer com que as crianças se sintam inseguras e acreditem que há algo errado com elas. Já um familiar intrusivo pode fazer com que as crianças sejam introvertidas ou autossuficientes demais, e elas podem acabar se tornando inseguras ou desconfiadas em relação aos outros.

Até mesmo elogios exagerados na infância podem causar insegurança, uma vez que na vida adulta a pessoa não conseguirá atingir a irreal expectativa que ela, até então, acreditou ser possível.

Como vimos, a falta de segurança é um sentimento natural, uma vez que ela é um mecanismo de defesa que lançamos mão para nos proteger de algo que achamos que não damos conta. Agora você já sabe a raiz da insegurança, mas como superá-la?

Como superar a insegurança?

A raiz da insegurança está em experiências passadas, que criam na nossa mente diversas crenças limitantes. O importante é ter a consciência de que esse caminho de superação é um processo e, por isso, será alcançado quando essas práticas forem verdadeiramente incorporadas ao seu cotidiano. Acompanhe!

Pratique o autoconhecimento

Um caminho para superar a insegurança é praticar o autoconhecimento, preservar um pensamento positivo e, o mais importante de tudo, ter autoconfiança. O autoconhecimento permitirá que você entenda que a sua falta de segurança é sustentada por pensamentos que, apesar de terem ligação com experiências passadas, não são um obstáculo impossível de ser ultrapassado.

O autoconhecimento garante o saber sobre as suas habilidades e sobre as suas limitações, pois ainda temos muito a conhecer sobre nós mesmos, nosso comportamento e o que gera em nós a verdadeira motivação. Essa é a chave para a construção de um plano de carreira ou pessoal para vencer os seus desafios e alcançar o sucesso.

Coloque suas ideias em um papel

Você já ouviu falar que a escrita é terapêutica? E, além disso, ela também auxilia a organizar pensamentos, ideias e planos. Desde a infância, algumas pessoas são estimuladas a escreverem seus segredos, desenharem a rotina, registrarem as surpresas do dia em diários. Muitos, a partir dessa escrita, sentem-se bem e não sabem ao certo o porquê.

Uma das razões é a necessidade humana de externar sentimentos, organizá-los e compreendê-los. A escrita, ao se tornar uma prática diária ou semanal, é altamente positiva, pois minimiza o estresse, ajuda a organizar os pensamentos e traz alívio para determinados sentimentos tidos como negativos.

Então, separe um caderninho de ideias, busque atualizá-lo sem censuras. A escrita é a primeira forma de tirar seu pensamento do abstrato e trazê-lo para o plano do concreto. Essa é uma atividade que aumentará a sua força emocional e, aos poucos, você perceberá o quanto tem de potencial para desenvolver todos esses planos, não deixando que a insegurança seja predominante diante de tantas ideias.

Mude sua perspectiva

O caminho que trilhamos muitas vezes não é simples, mas o que nos motiva na vida são os desafios. O importante é manter o pensamento positivo e não desistir nos primeiros impasses. Quando se fala em pensamento positivo, não significa que tudo dará certo, que os resultados serão sempre satisfatórios.

Por isso, é importante aprender que no momento em que trazemos uma perspectiva positiva para a vida, devemos observar o aprendizado que há em cada acontecimento, mesmo que não seja o esperado por nós.

Assim, será possível lidar com os nossos enganos de forma natural, não nos culpando e aceitando tudo o que acontece como parte de um processo de desenvolvimento, afinal é dessa forma que crescemos e que muitas lições são aprendidas. Além disso, mudanças simples são os primeiros passos para uma transformação. Passe a mudar o pensamento de “eu vou tentar” para “eu vou conseguir”. Isso faz toda a diferença!

Busque exemplos de admiração

Com certeza temos aquelas pessoas que foram referências e serviram como representação para o que somos hoje. É importante que você procure por biografias, textos, relatos ou entrevistas sobre ela. Ao pesquisar sobre as personalidades que admira, você descobrirá que são pessoas comuns, mas com um diferencial: elas tentaram, agiram com determinação e aceitaram ajuda quando foi necessário.

No entanto, é importante lembrar, cada um tem o seu caminho. Os exemplos são essenciais para que saibamos para onde seguir, quais são as melhores alternativas. No entanto, é importante que você valorize o seu modo particular de agir, gerenciar e, ao mesmo tempo, saiba reconhecer quais aspectos precisam ser aperfeiçoados.

Se torne competente na sua área de atuação

Saber a origem e as causas que levam você a ser uma pessoa insegura é um grande passo para conseguir novos resultados. Contudo, esse conhecimento é inútil se não vier acompanhado de um plano de ação eficiente.

Para realmente conseguir mudar a maneira com a qual você lida com sua falta de segurança, é imprescindível adquirir novas experiências. Seja na vida profissional ou não, a competência é uma das melhores formas de eliminar quase que completamente a sensação de incapacidade.

Para isso, é preciso estudar mais seu mercado e atuar constantemente nas suas fraquezas para realmente conseguir melhores resultados.

Tenha como exemplo um vendedor que não consegue efetuar muitas vendas durante o mês. Na maioria dos casos, esses profissionais se sentem inseguros no momento da abordagem e na execução de um discurso persuasivo.

A única forma de melhorar esse quadro de falta de confiança é realmente conseguindo vender mais. Para isso, devem ser observados as palavras que estão sendo utilizadas, a ênfase no produto e até mesmo se o profissional está de fato preocupado com seu cliente.

Quando cada etapa deve ser analisada e aperfeiçoada por conta da prática regular. Com isso, os resultados definitivamente melhoram e consequentemente a insegurança deixa de fazer parte do cotidiano desse vendedor.

O mesmo acontece com atletas, artistas e uma infinidade de profissões que dependem de contato constante com o público. Para quem tem muita dificuldade, o ideal é sempre procurar ajuda profissional.

Você já considerou a ajuda de um coaching de carreira?

Para superar a insegurança é preciso aprimorar as habilidades e competências, essa é uma tarefa de investimento em si mesmo e na sua imagem pessoal. Abrir-se para o aprendizado é crescer em potencialidades e tornar seus objetivos profissionais e pessoais mais próximos de serem concretizados.

Um profissional qualificado, como o coaching de carreira, poderá trazer todos as suas qualidades para o mundo externo. Com o auxílio certo, você poderá cumprir seus objetivos, descobrir seus pontos fracos e fortes, desenvolver sua imagem pessoal, otimizar suas habilidades de liderança, entre outras diversas vantagens.

Além disso, o coaching poderá ajudá-lo a visualizar e organizar suas metas, para que um bom planejamento de desenvolvimento profissional seja delineado. É assim que será possível tornar-se um profissional visionário, que supera a insegurança e traz para si grandes oportunidades.

Entenda que nenhum sucesso acontece por acaso e que dificilmente as metas serão cumpridas simplesmente com pensamento positivo sem nenhum embasamento prático.

Para conquistar cargos mais altos e maiores mercados é preciso muita dedicação e coragem para entender que é preciso mudar e desenvolver novas habilidades para conseguir dar conta dos novos desafios.

Não se esqueça que a cada vitória, surgem novas adversidades, e que para se sair bem, é preciso conhecimento, criatividade e experiência para conseguir entregar aquilo que todos esperam.

Ter um profissional com empatia, controle emocional e com experiência para auxiliá-lo em todo esse processo, talvez seja o maior investimento que você pode fazer na sua carreira e até mesmo na sua vida pessoal, uma vez que as lições aprendidas podem ser replicadas em outros aspectos do seu dia a dia.

Qual é a importância da autoconfiança?

A autoconfiança é o fator mais importante para você superar a insegurança, por isso separamos um tópico só para ela.

Quando uma pessoa está com a autoconfiança baixa é comum que ela acredite não ser capaz de realizar aquilo que se propôs a fazer. Então, ela se apoia em crenças limitantes e questões do cotidiano que tornam o caminho mais tortuoso.

Ter autoconfiança não significa um ter ego inflado. Confiar em si mesmo significa estar ciente das suas habilidades e limitações, e buscar as ferramentas necessárias para que você consiga superá-las, se destacar e, enfim, investir em seu personal branding, potencializando a sua marca pessoal.

Acreditar em si mesmo é uma mudança de perspectiva de vida. O que antes era uma impossibilidade passa a ser um desafio a ser superado.

Aprender a como superar a insegurança significa conquistar a autoconfiança a partir do autoconhecimento e de uma mente positiva.

Para você conseguir se destacar e alcançar o sucesso que almeja, não basta só confiar em si, você deve também se preocupar com a imagem que você passa para o outro.

Tendo congruência entre sua imagem pessoal e interpessoal, as pessoas passam a enxergar sua capacidade de liderança e até mesmo de entrega de resultados. Portanto, atentar a esses detalhes é imprescindível para quem realmente pretende alcançar patamares cada vez maiores na carreira.

Dessa forma, busque ferramentas que auxiliam você na interação com a sua audiência. Agora que você já sabe o caminho para acreditar em si mesmo, busque como utilizar técnicas de linguagem corporal para melhorar a sua comunicação.

Gostou do post sobre insegurança? Assine a nossa Newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.