entenda-o-que-e-marketing-de-influencia-e-por-que-praticalo.jpeg

Entenda o que é marketing de influência e por que praticá-lo!

O marketing de influência é uma tendência que só vem ganhando força nos últimos anos, e entender a importância de praticá-lo pode ser essencial para uma estratégia assertiva no meio on-line.

Se você vem buscando formas de obter melhores resultados profissionalmente e ainda não sabe como, confira as informações que separamos a seguir. Boa leitura!

Afinal, o que é marketing de influência?

A transformação digital colocou o cliente no centro das atenções. Hoje, o interesse do consumidor vem muito antes daquilo que parecia ser o produto ideal e as necessidades de ganho imediato das empresas. Assim, conquistar a confiança dos compradores se tornou um grande desafio, e o marketing de influência tem sido uma nova tendência que veio mudar esse jogo.

Sua premissa é se valer de sujeitos que tenham relevância em comunidades virtuais e nichos de mercado para conseguir conquistar o coração e a mente do público que acompanha e aceita a ideia desses influenciadores digitais.

Por que o marketing de influência tem crescido tanto?

Ainda que, no passado, quando a propaganda ainda vivia os seus tempos áureos, já existisse o marketing de influência por meio de anúncios televisivos com figuras públicas importantes, isso era praticado de uma forma muito limitada.

Com o grande volume de informações e ofertas disponíveis na Internet, as pessoas têm estado cada dia mais conscientes acerca dos temas que lhe interessam e bem mais seletivas quando o assunto é compra.

Alguns especialistas de marketing, até mesmo, afirmam que, hoje, as pessoas já não confiam mais nas empresas e que, por isso mesmo, é preciso se valer do marketing de influência para driblar essa situação.

Em um contexto tão desafiador como esse, é natural que essa importante ferramenta de posicionamento no mercado se torne relevante e tenha crescido tanto. Empresas e profissionais, de uma forma geral, precisam ser estratégicos para crescerem e manterem-se no mercado atual.

Como se beneficiar do marketing de influência?

Bom, vamos combinar que o marketing de influência não funciona apenas para grandes corporações que queiram utilizar influenciadores digitais para a evangelização de suas marcas, certo? Vamos considerar também que nem todo influenciador digital deve ser um youtuber ou blogueiro famoso para exercer influência sobre as pessoas, combinado?

Por exemplo, no ano passado, a empresa estadunidense TD Ameritrade lançou a campanha “Human Finance Project”, após decidir que precisava conquistar o público, apesar de perceber que as pessoas viam serviços financeiros de uma forma negativa.

Após acompanhar alguns usuários nas redes sociais, que falavam sobre finanças, e interagir com eles, fez com que divulgassem a sua marca sem que precisasse pagar um tostão, fazendo com que sua campanha se tornasse viral.

Nenhuma dessas pessoas era uma celebridade de Internet, mas todas tinham relevância nas comunidades em que atuavam. Isso foi o suficiente para que a TD Ameritrade tivesse êxito em suas ações.

Por isso, leve em conta as seguintes questões se quiser se beneficiar do marketing de influência:

  • você, ou a sua empresa, não precisa de um grande orçamento para isso, já que a vantagem está justamente em usar a influência de forma estratégica;
  • não há a necessidade de contar com grandes nomes do meio virtual para evangelizar a sua marca (veja o caso da TD Ameritrade);
  • como qualquer outra ação de marketing, é necessário planejamento — saiba para quê, como, com qual verba e em quanto tempo realizará isso;
  • conheça bem o seu nicho de atuação e aja da maneira mais inteligente possível para trazer os melhores resultados.

Como foi possível observar, essa ferramenta compreende muito bem o espírito dos novos tempos e, justamente por isso, tem tudo para trazer o sucesso que você almeja.

Se gostou de saber o que é marketing de influência e por que prática-lo, assine nossa newsletter. Sempre temos o melhor conteúdo de carreira e gestão de imagem. Vamos lá!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *