gestao-de-carreira-saiba-o-que-cristiano-ronaldo-pode-nos-ensinar.jpeg

Gestão de carreira: saiba o que Cristiano Ronaldo pode nos ensinar

Quando pensamos em exemplos de gestão de carreira, um dos nomes que vem imediatamente à mente é o de Cristiano Ronaldo. Pois, para além dos resultados para lá de impressionantes em seu time, o Real Madrid, também existe toda uma dimensão pessoal que envolve atitude, resiliência, foco e cuidado com a imagem.

Vamos, portanto, analisar como o jogador lida com esses fatores e como podemos implantá-los em nossa carreira. Se interessou? Então, continue a leitura e aproveite!

Cuide da imagem

Esse é um aspecto que muitos negligenciam e não acham determinante, mas, a verdade é que uma imagem bem cuidada reforça a ideia de profissionalismo, disciplina e sucesso. No somatório pode fazer a diferença, além de evitar desgastes desnecessários.

Cristiano Ronaldo está sempre com boa aparência, nunca mostra extravagância ou relaxamento, não se envolve em polêmicas e nem é flagrado em situações degradantes. A ideia aqui é expressar a valorização a si mesmo e a seus colegas.

O cuidado consigo mesmo sugere a capacidade de cuidar de outros profissionais, clientes e negócios. Muitas vezes cometemos erros singelos que sabotam essa representação positiva. Uma boa imagem, por si só, pode gerar muitas oportunidades e é um fator decisivo na construção de uma marca pessoal.

Seja profissional

“Eu lembro da primeira vez que fui treinar com a equipe principal do Real Madrid. Fui duas horas antes para impressionar o treinador, mas quando cheguei lá o Cristiano Ronaldo já estava treinando” (Jesé Rodríguez).

Atitude é tudo: você já deve ter ouvido essa frase. Em última instância, e muito mais que opiniões, é ela que determina quem você é.

Antes de ser o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo é um exemplo mesmo no comportamento mais básico. Chega cedo e sai tarde dos treinos, inspirando os mais jovens e criando uma liderança natural.

Além disso, não negligenciar a preparação faz com que não erre passes simples e nem cometa falhas bobas, o que colabora para os resultados positivos e gera admiração até por seus adversários. Portanto, uma atitude comprometida é um investimento.

Seja resiliente

Uma postura altiva e elegante, pode ser confundida facilmente com arrogância, não há como fugir da interpretação negativa de algumas pessoas.

“Tem gente que me odeia, que diz que sou arrogante, vaidoso, isso ou aquilo. É parte do meu êxito. Estou feito para ser o melhor. Se sou assim, se tudo o que consegui no futebol foi por ser assim, não se pode pedir que eu mude. Vou dormir todos os dias com a consciência tranquila”, disse o CR7 em entrevista.

O que determina se a atitude está correta é o resultado, é isso que vai se somar ao seu comportamento e conquistas e gerar uma carreira sólida, uma marca. Não se pode esperar agradar à todos, as críticas virão de qualquer jeito.

Tenha foco

Cristiano Ronaldo não conseguiria seus resultados impressionantes sem foco. Para além dos pontos que já vimos, relacionados à estrutura pessoal e manutenção da mesma, esse outro fator é o que gera resultados específicos.

Quando chegou em Lisboa, com 12 anos, era ridicularizado por seu sotaque (da Ilha da Madeira), pois seus colegas percebiam o talento excepcional e tentavam competir fora de campo dessa forma. Sem o objetivo claro de se estabelecer na temporada, de garantir sua vaga, teria desistido, como ele mesmo confessou ter cogitado em meio ao bullying que sofria. Era preciso mudar, se transformar em um profissional.

Da mesma forma, cada campeonato é único, cada partida é seu mundo naquele momento. O foco potencializa as forças em um só objetivo, aumentando a capacidade de conseguir um bom resultado e vencer aquela etapa.

Podemos concluir, então, que há um conjunto de fatores que trabalham juntos para o sucesso, e são atuantes em qualquer profissão. Uma imagem bem cuidada gera atração, magnetismo, e potencializa a confiança e credibilidade. Atitude proativa e determinada confirma essa primeira impressão e gera segurança.

Além disso, é preciso resiliência para não se deixar abater por quem se incomoda com sua competência e determinação. E, com foco total em cada etapa você aumenta muito a eficiência.

Se interessou? Então, que tal se aperfeiçoar nessas qualidades? Assine nossa newsletter e receba os novos artigos sobre gestão de carreira.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *