gestao-de-conflitos-como-ter-sucesso-com-a-equipe-que-voce-gerencia.jpeg

Gestão de conflitos: como ter sucesso com a equipe que você gerencia

Uma empresa de sucesso se faz com uma boa equipe de trabalho. No entanto, se ela não se relaciona de maneira saudável, a organização tem possibilidade de perder em desempenho. Sendo assim, fazer uma gestão de conflitos ajuda a refrear qualquer ameaças para a produtividade do negócio.

Algumas maneiras podem ser adotadas para gerenciar conflitos. Por exemplo, conversar mais com os colaboradores “problemáticos” e encarar a situação assim que ela começou garante mais chances de tudo ser contornado.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 maneiras de gerenciar conflitos na sua equipe.

1. Encare o conflito

Ser líder de uma equipe é muitas vezes uma atividade prazerosa. Mas a gestão de conflitos pode deixar essa atividade menos agradável.

Nesse sentido, muitas vezes, dar as costas para desentendimentos entre os membros, e deixá-los resolver de conta própria suas desavenças, pode parecer o melhor caminho. No entanto, não o é. Essa indiferença pode passar uma imagem negativa sobre o desempenho do gestor.

O líder deve agir imediatamente para solucionar um conflito. Ele deve ser firme e ao mesmo tempo diplomático para encerrar as discussões entre os membros. Um conflito que se inicia precisa ser interrompido para que não ganhe grande proporção.

2. Auxilie seus colaboradores a conhecer seus próprios limites

Um conflito pode chegar a dimensões incontroláveis dependendo da conduta de cada membro da equipe. Alguns conseguem tolerar discussões extensas, outros são mais radicais e partem para as últimas em situações de conflito.

Nesse contexto, é essencial auxiliar os colaboradores a conhecerem seus próprios limites. Converse com os mais “esquentados” para buscarem maneiras de argumentar mais em vez de criarem situações desagradáveis. Ajude-os a identificarem os pontos sabotadores do comportamento profissional deles. Se for o caso, recomende-o frequentar uma terapia ou receber orientações de um coaching.

3. Respeite e considere as diferenças de opinião

Muitos líderes de equipe acabem perdendo a paciência em conflitos na equipe de trabalho. O que deixa o problema ainda maior. Uma maneira de lidar com isso é compreender as diferentes opiniões dos colaboradores.

Em outras palavras, o líder deve se prevenir contra a possibilidade de haver alguém que irá se contrapor à sua proposta em todas as discussões. E, em vez de agir de forma autoritária, perdendo a razão e a liderança, é mais recomendado ouvir os pontos divergentes.

4. Previna conflitos

Uma maneira bastante eficaz de gerenciar conflitos é evitar que eles aconteçam. Nesse sentido, em muitas situações, é possível identificar previamente aqueles colaboradores que possuem histórico de serem mais difíceis de lidar.

Por isso é essencial agir antes que eles comecem a criar problemas. Procure conversar individualmente com esses colaboradores. A maior parte dos conflitos em equipe ocorrem por falta de comunicação, demonstre disponibilidade para compartilhar possíveis insatisfações.

Essas foram algumas aumentar a eficiência da gestão de conflitos. Além disso, é importante evitar a crise de imagem nas redes sociais.

Muitos colaboradores podem sofrer com suas reputações sendo desgastadas na internet e levar isso para dentro da empresa — não deixe que isso aconteça.

Nossas dicas sobre como fazer uma gestão de conflitos mais eficaz foram úteis para você? Então confira mais informações como as deste post seguindo nossas páginas nas redes sociais, estamos no FacebookTwitter e no Linkedin.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *