576559_299170113497367_111203545627359_668594_177543380_n

Imagem do atleta

Genius Loci   – A expressão  cultural  de uma marca

Há muitos anos os atletas não são simplesmente esportistas, são celebridades. Tal status que vem acompanhado  de um grande  ônus, a falta de privacidade.  Um grande problema na sociedade atual onde a tecnologia associada a falta de ética de muitos tornam-se uma combinação perigosa.  Com a era digital praticamente não existe mais privacidade. No mundo virtual  a variável tempo não é um problema, tudo é imediato e com apenas um clique todas as informações, sejam elas  positivas ou negativas,  são enviadas a milhões de pessoas.

Os atletas entram neste mundo ainda muito jovens e são obrigados a conviverem com a fama, com o dinheiro e com as  criticas sem qualquer preparo. Uma mudança radical e inesperada junto com a falta de maturidade, inerente a idade, fazem deste universo uma grande armadilha.

Hoje a imagem do atleta é tão importante quanto a suas habilidades esportivas. Em alguns casos os ganhos com a utilização da imagem chegam a ser bem maiores que seus salários. Diante deste cenário é fundamental que o atleta tenha uma orientação e comece desde de cedo a administrar sua carreira e sua imagem de forma consciente e profissional.

No processo de criação e manutenção de uma carreira esportiva, desenvolver uma estrutura que possa fundamentar e organizar a marca pessoal é um passo determinante para garantir sucesso no presente e no futuro, estabelecendo uma imagem forte e inesquecível. Uma marca única em sua essência e “DNA”.

Um belo exemplo de um atleta que soube construir e posicionar sua marca baseada no seu DNA, Roger Federer.

 

Em se tratando de imagem pessoal todo um universo de análise comportamental passa a fazer parte da gestão da imagem e, consequentemente, do processo de construção de uma marca. Cada fase do ciclo profissional do atleta é importante para construção de sua carreira e da sua pós carreira, de forma que sua vida pessoal também reflete diretamente em sua imagem. Talvez, inclusive, seja esse aspecto – a imagem pessoal – que mais o caracteriza no âmbito temporal e o torne inesquecível. Fases de alto desempenho passam, mas são as características desse universo geral que, no fim, formam o produto final que chamamos de imagem e carreira e são o desenvolvimento dos atributos da marca que constroem e estabelecem seu valor.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] em termos financeiros, quanto de renome. Quer entender melhor sobre o assunto? Acesse nosso artigo A Imagem do Atleta e saiba […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *