imagem-negativa-os-problemas-que-ela-pode-causar-em-sua-carreira.jpeg

Imagem negativa: os problemas que ela pode causar em sua carreira

Muitas vezes, uma pessoa quer se posicionar no mercado de trabalho de maneira diferenciada e busca diversas alternativas. Por exemplo, investe em cursos de atualização e idiomas para melhorar o currículo. No entanto, acaba não se preocupando com o poder que uma imagem negativa tem neste processo.

Isso porque se ela não se veste adequadamente, fala mal dos colegas ou faz piadas de mal gosto certamente está corroendo a sua carreira. E pior é que, às vezes, essa pessoa nem saber disso.

Ficou surpreso com o potencial da imagem? Acompanhe este texto e conheça três consequências que uma imagem negativa pode ocasionar na vida profissional.

1. Uma imagem negativa pode diminuir a rede de contatos

Imagine em um funcionário que sempre faz piadas de mal gosto com seus superiores e colegas. Ou pense naquele colaborador que se promove em cima de trabalho alheio, a qualquer custo. Em ambas situações a imagem negativa foi construída perfeitamente, concorda?

E mais, tudo isso interfere na rede de contatos do profissional que provocou essas situações. Isso porque a moralidade e o respeito parece não serem os valores  deste tipo de profissional. E essas características são bastante importantes na hora de firmar relacionamentos e construir credibilidade.

Como consequência, a rede de contatos deste profissional imoral acaba diminuindo. Afinal, ninguém mais quer manter ligação ou fazer indicações positivas de alguém que pouco se importa com a integralidade dos outros.

2. Uma imagem negativa pode impedir contratações

A pessoa  usa roupas inadequadas para o trabalho. Ela costuma sempre fazer fofocas sobre os colegas nas redes sociais e seus atrasos na empresa não são raros. Todas essas características edificam uma imagem negativa daquela pessoa. Impedindo que ela consiga ser bem-sucedida em processos de contratação.

Inclusive, um indivíduo que apresenta problemas na empresa atual justamente por questões relacionadas a sua imagem negativa, acaba procurando oportunidades em outras empresas.

Mas, como tem uma conduta desrespeitosa e sem empatia, deixa transparecer os seus hábitos ruins.

É comum nestes casos, por exemplo, durante uma entrevista de emprego, o candidato falar mal sobre seus últimos empregos. Ele não consegue destacar os pontos positivos, apenas diz sobre desavenças e pretende desqualificar seus colegas e chefes anteriores.

Dessa forma, este profissional carrega e revela sua imagem negativa para os recrutadores. Muito dificilmente vai ser contratado.

3. Uma imagem negativa arranha a reputação de toda a empresa

Uma organização bem reconhecida no mercado e que eventualmente possui um funcionário com imagem negativa vai acabar se desfazendo deste.

Isso porque, a percepção desfavorável que um cliente, por exemplo, tem sobre um colaborador pode danificar toda a reputação da empresa. Já que este cliente possivelmente vai fazer uma propaganda negativa sobre a empresa como um todo.

Por isso, as empresas não querem manter na organização alguém que esteja desalinhado com o comportamento positivo da corporação. Nestes casos, é melhor perder um funcionário do que um cliente.

Essas foram algumas das consequências de uma imagem negativa para a carreira de um profissional. Para evitar isso, tome cuidado com a roupa que você usa no trabalho. Escolha sempre a mais adequada para aquele ambiente. Não abuse no perfume ou na maquiagem. Assim, você garante algumas condições para não prejudicar a sua imagem.

Você tem alguma postura que não favorece a você? Descubra cinco atitudes sabotadores de imagem para um profissional.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *