Capa da revista Time com Kanye West

Marcas influentes

*Por Patrícia Dalpra

No dia 16 de abril, a Revista Times divulgou a lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo. Tivemos como destaque a presença dos brasileiros Gabriel Medina e Jorge Paulo Lemann, dois profissionais com características bastante diferentes, mas que possuem, em comum, a perfeita administração de suas marcas pessoais e de suas carreiras.

Resultado disso é que, na lista da Times, onde estão reunidos os grandes nomes do ano em cinco categorias com diferentes graus de relevância (Titãs, Pioneiros, Artistas, Líderes e Ícones), o surfista brasileiro Gabriel Medina aparece entre os “Ícones”, e o empresário Jorge Paulo Lemann está presente na lista de “Titãs”.

Mas o que faz com que um jovem atleta, de apenas 21 anos, e um experiente empresário, com 75 anos, com características e idades tão distintas, se destaquem entre as 100 pessoas mais influentes do mundo?

Quando citamos estas duas personalidades, únicos brasileiros presentes nesta seleta lista, falamos de marcas que tiveram o início de suas construções muito antes dos resultados apresentados. A seriedade de Medina, principal atributo ressaltado na lista, e a inteligência de Lemann, destaque entre os atributos que o diferenciam nessa escolha, são características que permeiam suas vidas.

Apesar de atuarem em áreas completamente distintas, os dois brasileiros tiveram seus principais atributos, já presentes em sua personalidade, identificados e consolidados dia após dia, fazendo com que a percepção de suas imagens e a consolidação da reputação de suas marcas pessoais fossem reforçadas. Assim, quando as pessoas pensarem em marcas influenciadoras, dentre vários nomes, os seus serão os primeiros que virão na mente das pessoas.

O Personal Branding, ou a marca pessoal, cresce como uma pérola dentro de uma ostra, construída através de camadas que estão relacionadas com o comportamento natural e o tratamento com outras pessoas, resultado do trabalho de cada um e de tudo aquilo que é falado deles. É uma mistura de imagem, identidade e reputação que, combinadas entre si, criam percepções claras, coerentes e consistentes em relação ao outro.

Isso mostra como o Personal Branding não está relacionado apenas à fama, mesmo porque muitas pessoas a possuem. Uma marca pessoal efetiva está relacionada ao nome, à imagem e a influência que a pessoa exerce no ambiente em que está inserido. E, melhor ainda, quando as linhas deste ambiente se extrapolam e ganham reconhecimento mundial, como aconteceu com os nossos representantes brasileiros.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *