identidade-1

O mundo virtual

O mundo virtual tem uma grande  importância  no nosso dia a dia. Para muitos, a identidade virtual e imagem real são coisas separadas e se esquecem da coerência e da consistência de ambas.

Qual o meu avatar? Como deve ser minha identidade virtual? Estes questionamentos são recorrentes para  muitos que utilizam as redes sociais.

O mundo virtual deve acompanhar o mundo real. A expressão virtual diz respeito somente à ferramenta utilizada.   Todas as informações ali presentes deverão reforçar a realidade da personalidade real. Assim como na vida real, muitas pessoas querem se tornar famosas através das redes sociais e acham que o número de amigos ou seguidores darão credibilidade à sua imagem. Ficam mendigando seguidores ou  aproveitam  o nome de pessoas influentes para  tentarem ser famosas e assim alavancarem suas redes.  Infelizmente tudo isto é pura perda de tempo. A importancia do usuário se dará pela influência que  cada ele exerce em seu meio. Desta forma, todos aqueles que não são famosos mas que desejam se tornar conhecidos, precisam pensar na importância do conteúdo exibido na relevância do mesmo e não publicarem informações vazios. A menos que você seja o Luciano Huck que possue mais de 4 milhões de seguidores, o bonitão Ashton Kutcher com mais de 8 milhões de seguidores ou alguém do gênero,  você poderá  dizer o que está comendo, que está com sono ou se está indo tormar banho. Caso contrário,  tais comentários são completamente desnecessários.

 

 

Hoje  mundo virtual e  mundo real se misturam.  O mesmo deve acontecer com a sua identidade virtual e identidade real. Você precisa ser a mesma pessoa nos dois universos e transmitir suas mensagens de forma eficaz.  Toda e qualquer inconsistência entre as duas identidades colocará sua credibilidade virtual e real em risco.

Lembre-se que sua identidade é a sua marca e, assim como toda e qualquer marca, deve haver uma linearidade na mensagem transmitida ao seu target, independente do canal na qual ela será exposta.  O  conceito deverá ser o mesmo. Trate sua identidade, seja ela real ou virtual, como uma marca de grande valor.  Seja criterioso.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *