o-que-atrapalha-a-imagem-e-carreira-de-um-atleta.jpeg

O que atrapalha a imagem e carreira de um atleta?

Já faz muito tempo que os atletas profissionais deixaram de ser somente atletas e assumiram o papel de celebridades. Existem fãs dispostos a fazerem tudo para estar perto de seus ídolos e não escondem o amor pelo profissional, seja através de fã clubes, copiando o visual e até mesmo por meio de tatuagens, como no caso de uma fã que tatuou o nome do Neymar em sua boca. Outra coisa muito comum de acontecer é a exposição cada vez maior de atletas jovens que não possuem maturidade para lidar com a fama e o dinheiro que conquista.

A indisciplina é muito comum em atletas jovens que estão no inicio da carreira e em atletas que estão no fim de sua vida profissional e já possuem sua imagem consolidada. Os casos mais comuns de indisciplina no mundo dos esportes são aqueles relacionados às faltas nos treinos quando o atleta passou a noite festejando e bebendo e acabam não tendo condições de ir treinar.

É importante que a família, o clube e o empresário interfiram para reverter a situação, pois a carreira de um atleta profissional é muito curta, e sua imagem pode contribuir para conseguir trabalhos futuros, seja no ramo esportivo ou em propagandas. Além disso, a indisciplina contribui para a queda de rendimento e na estagnação na profissão.

Já os excessos são mais frequentes em esportes que movimentam muito dinheiro, como o futebol, basquete e tênis por exemplo. A moda da “ostentação” não é novidade no ramo esportivo, sendo fácil encontrar atletas se esbaldando em bebidas, drogas, festas e sexo. Essa atitude demonstra que o atleta está no esporte por dinheiro e para tirar vantagens de situações, e não por amor ao trabalho, como deveria ser.

Como dito, os atletas assumiram papel de celebridades, sendo muito importante que tenham carisma para manter uma boa imagem. Quando falta a empatia e educação, uma imagem negativa é criada, fazendo com que o atleta possa perder o apoio das pessoas e algumas oportunidades na carreira.

Recentemente, vimos o caso do falso roubo ocorrido nas olimpíadas RIO 2016 que envolveu nadadores representantes dos Estados Unidos e repercutiu mundialmente e manchou a imagem dos atletas envolvidos.

Por mais que não seja culpa do atleta, as contusões frequentes também atrapalham a imagem do profissional e interferem também no desenvolvimento de sua carreira. Quando se machuca, o atleta deixa de treinar por um tempo, começa a ficar com receio de realizar certos movimentos, precisa recuperar a forma física e voltar a ter o rendimento que tinha antes.

Quando um atleta tem uma conduta diferente do esperado e passa por cima de leis, o caso é geralmente tratado pela mídia como escândalo, e a imagem do profissional fica marcada pelo resto da carreira. Existem diversos casos de atletas presos por não pagar pensão para seus filhos, conduzindo e batendo o carro bêbados, traições e fraude fiscal, tendo o jogador Messi como um caso recente ocorrido na Espanha.

Pode-se perceber que a imagem e a carreira de um atleta são frágeis e demandam cautela nas ações. Tudo o que o profissional fizer vai refletir positiva ou negativamente em sua imagem e manchar a reputação dos seus patrocinadores, ocorrendo inclusive casos de perda de contratos devido ao mau gerenciamento da carreira.

Se você conhece algum caso marcante em que a imagem e a carreira de um atleta foram afetadas por suas ações, deixe um comentário abaixo!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

Artigos Relacionados

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *