Por_que_a_imagem_do_atleta_é_decisiva_para_a_gestão_da_carreira.jpg.jpeg

Por que a imagem do atleta é decisiva para a gestão da carreira

Uma considerável parcela de atletas de sucesso já tem noção da importância da boa gestão da carreira não somente no aspecto físico, mas também fora dos treinos e das competições esportivas. A dedicação ao esporte é muito importante, mas não é tudo. O atleta é uma figura pública que, muitas vezes, é tido como um herói, um exemplo a ser seguido. Dessa forma, é essencial que a imagem pessoal seja pensada e trabalhada de acordo com a essência do atleta e alinhada com as expectativas do seu publico-alvo e, de forma a alavancar ainda mais o seu sucesso.

Por outro lado, deslizes na vida das pessoas trazem prejuízos que muitas vezes podem ser irreversíveis para a carreira do atleta, comprometendo a busca e a manutenção de patrocínios.

Nesse sentido, alguns valores devem ser trabalhados na construção da imagem de um atleta, de forma a garantir o sucesso dentro e fora do esporte. Continue lendo e saiba por que a imagem do atleta é decisiva para a gestão da carreira.

Valores essenciais

Confira alguns valores essenciais a serem trabalhados na construção da imagem do atleta.

Ética

Um dos pilares do mundo esportivo, a ética é extremamente valorizada. É importante que os valores do atleta estejam alinhados ao do universo no qual ele está inserido. Só assim ele passará uma imagem verdadeira e se tornará um exemplo a ser seguido.

Credibilidade

A credibilidade, assim como a ética, está relacionada ao fato do atleta transmitir uma imagem verdadeira. Além disso, é preciso garantir que ele seja uma influência. Por exemplo, se a imagem dele for relacionada a algum produto, as pessoas vão se sentir estimulada a adquiri-lo?

Comprometimento

Este é um fator essencial para a imagem de todo atleta. Afinal é o próprio corpo que ele utiliza como instrumento de trabalho. Espera-se que o atleta tenha atitudes de atleta. Estar comprometido com as atividades, ter cuidado com a saúde e se dedicar aos treinamentos e à melhora de performance é premissa básica para patrocinadores e torcedores.

Carisma

Este é um dos principais pilares da construção da imagem. Afinal, uma pessoa carismática influencia naturalmente as pessoas que a admiram. Dessa forma, a comunicação e relação do atleta com o público ficam muito mais fáceis.

Influência da imagem na carreira do atleta

Vejamos alguns exemplos de atletas e como sua imagem pessoal impactou em suas carreiras, seja positiva ou negativamente.

Adriano “O Imperador”

Ele teve tudo nas mãos para se tornar um dos maiores nomes do futebol mundial. Após problemas pessoais, deixou que sua imagem caísse em descrédito. O Imperador se envolveu em diversas polêmicas que lhe renderam a perda de diversos contratos de patrocínio e desconfiança de muitos clubes que hoje, só aceitam negociar impondo cláusulas de produtividade.

Ayrton Senna

O lendário piloto de Fórmula 1, mesmo após sua morte trágica em 1994, ainda tem a admiração de todos os amantes do automobilismo e do universo dos esportes, em geral. O tricampeão mundial, além de ter sido um dos mais habilidosos pilotos de todos os tempos, sempre foi visto como um atleta extremamente dedicado e focado em sua atividade.

Passados 22 anos de seu falecimento, diversas empresas ainda buscam se associar à imagem de Senna, fato que gera recursos para um instituto com seu nome, que trabalha com a educação integral de crianças em escolas públicas.

Lance Armstrong

A gestão da carreira cuida também das condutas dos atletas. Um caso icônico se refere ao ciclista Lance Armstrong. Ele era considerado um dos maiores ciclistas da história. Venceu 7 vezes o Tour de France, uma das mais importantes competições do ramo. Porém, viu toda sua idolatria ruir com a notícia do uso de dopping.

Em novembro de 2012, foi considerado pela revista “Sports Illustrated” o atleta mais antidesportivo do ano, sendo que dez anos antes, ele havia sido premiado com o troféu Fair Play (jogo limpo), por seus valores desportivos.

Ser ótimo em sua atividade esportiva é, sim, uma grande alavanca para o sucesso. Porém, quando essas qualidades vêm aliadas a uma boa gestão da carreira, o atleta pode ganhar muito mais, tanto em termos financeiros, quanto de renome. Quer entender melhor sobre o assunto? Acesse nosso artigo A Imagem do Atleta e saiba mais.

Veja também a declaração do Fly Vagner: http://pdimagemecarreira.com/videos/#flyvagner

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *