poscarreira-para-atletas-quando-comecar-a-pensar.jpeg

Pós-carreira para atletas: quando começar a pensar?

“O jogador de futebol morre duas vezes — a primeira, quando para de jogar”. Essa frase famosa é do ex-jogador Paulo Roberto Falcão e parece demonstrar bem a dificuldade que muitos têm quando o assunto é pós-carreira para atletas.

De fato, os atletas em geral têm uma vida produtiva curta e com isso acabam encerrando a carreira mais cedo em relação a outras profissões. Acompanhado disso, se não houver planejamento, o atleta pode enfrentar problemas financeiros, baixa autoestima e ter um preconceito de achar que após encerrada a carreira o fim da vida está próximo.

Não se desespere, campeão! Neste post vamos abordar a pós-carreira para atletas, dando orientações de quando ela deve começar a ser planejada e dicas de como se dar bem. Acompanhe!

1. Comece a pensar desde agora

Existem atletas que só pensam na pós-carreira depois que começam a surgir as lesões mais graves ou quando o corpo já não consegue mais competir. Esse é um erro grave! Pois, pode ser muito tarde para investir em uma nova carreira ou negócio.

Portanto, o planejamento deve ser feito ainda durante a fase em que o atleta estiver em atividade. Isso ajuda a evitar crises ou dúvidas no momento de concluir a carreira. Comece a se preparar para o futuro, pensando qual seria o mercado ideal no qual você se daria bem após interromper a carreira no esporte.

2. Faça um planejamento financeiro

Aquele atleta que depende unicamente da renda de seu esporte tem que levar em conta que quando parar de competir sua renda vai diminuir. Para evitar ser pego de surpresa, é importante adotar algumas práticas de planejamento financeiro.

Por exemplo, acompanhe as receitas e despesas todo mês, não deixe se perder nas contas. Antes de comprar, compare preços e tente pagar à vista, pois geralmente tem desconto. Além de tudo, é fundamental para a pós-carreira ampliar os conhecimentos sobre a gestão de seus rendimentos. Contrate um profissional para ajudá-lo neste processo.

3. Utilize da sua imagem pessoal para uma nova carreira

Talvez o principal e mais valioso ativo que um atleta bem sucedido tem para a pós-carreira é a sua imagem. Todo aquele tempo de fama ou reconhecimento pode ser usado para uma nova carreira e consequentemente, gerar renda. Então, comece a imaginar como a sua história de vida pode ter uma imagem positiva para ser atrelada a um novo negócio.

Nesse quesito, existem histórias famosas de sucesso. É o caso do ex-jogador Sávio Bortolini, que após uma carreira vitoriosa, abandonou os gramados em 2010, mas muito antes disso já estava programando sua pós-carreira. Sávio contratou um gestor de carreira e um planejador financeiro. Hoje, ele possui uma empresa, a Savio Soccer, e por meio dela ministra palestras e oferece serviços de gerenciamento de carreira para atletas.

Dessa forma, como vimos, a pós-carreira para atletas deve ser pensada desde o início. E não há motivos para se desmotivar quando chega a hora de finalizar a carreira, visto que é possível encontrar interessantes possibilidades pela frente.

Se você se identificou com essa fase, tente procurar uma orientação focada em desenvolvimento de carreira e gestão de imagem. Com ela vai ser possível fazer uma análise dos seus pontos fortes e um planejamento de posicionamento de ocupação.

Gostou das dicas para a pós-carreira para atletas? Deixe seu comentário sobre o que achou do texto.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *