profissional-do-futuro-conheca-o-perfil-desejado-pelas-empresas.jpeg

Profissional do futuro: conheça o perfil desejado pelas empresas

As constantes transformações pelas quais o mundo vem passando, relacionadas à globalização, à explosão da tecnologia e ao acesso facilitado à informação, vêm refletindo em uma mudança nas relações de trabalho e nas expectativas das empresas em relação ao profissional do futuro.

Conforme dito em artigo da Fortune, respeitada revista de negócios norte-americana, sobre as tendências que vão moldar o futuro profissional: a natureza de como o trabalho é feito está mudando rapidamente. O trabalho não é mais um lugar, mas uma coisa.

O desafio para o profissional, portanto, ao assumir as rédeas de sua trajetória, é o de planejar e de estruturar sua carreira de maneira a manter-se atualizado e qualificado para acompanhar tais mudanças, e assim, conquistar reconhecimento no seu meio profissional.

Para ajudá-lo nesse caminho, a seguir, listamos algumas das características que compõem o perfil do profissional desejado pelas empresas. Acompanhe a leitura e confira!

Autoconhecimento

O profissional do futuro deverá ser capaz de reconhecer suas habilidades, forças e fraquezas, a fim de identificar pontos de melhoria e potencializar suas competências. Por meio do autoconhecimento é possível determinar metas e objetivos profissionais, visando alcançar um desempenho mais eficiente e obter melhores resultados para sua carreira.

Multidisciplinaridade

Para se destacar no mercado, o profissional precisará ir além da qualificação específica na sua área, buscando expandir seus conhecimentos com estímulo à criatividade e à inovação.

Há um conceito bastante utilizado no mundo corporativo que explica essa crescente demanda: o T-shaped. É a ênfase na busca por profissionais multidisciplinares, capazes de ter respostas rápidas e criativas perante situações decorrentes das transformações do mercado.

Visão de mercado

As empresas esperam que o profissional do futuro seja capaz de ter uma visão estratégica do mercado em que atua. Em um cenário no qual questões econômicas, sociais, ambientais e tecnológicas afetam diretamente o mundo corporativo, o profissional deve estar atento às oportunidades de crescimento.

Adaptação à tecnologia

A tecnologia está causando uma verdadeira revolução nas formas de trabalho. Segundo pesquisa do ManpowerGroup, até 45% das atividades dos profissionais poderão ser automatizadas nos próximos dois ou três anos.

Diante desse quadro, com a tecnologia substituindo parte das atividades consideradas mecânicas e rotineiras, o que se espera do profissional é um desempenho elevado em suas habilidades criativas, humanas e estratégicas.

Como vimos, o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e conectado, e até mesmo as definições de trabalho estão se atualizando. Como afirma a revista Fortune em artigo citado acima, trabalhos flexíveis, com períodos reduzidos, atividades autônomas e freelancers são o novo normal.

O profissional do futuro, portanto, deve ser adaptável e disponível a desenvolver as habilidades compatíveis com a nova realidade que vem surgindo, garantindo, dessa forma, sua competitividade e empregabilidade.

Nesse sentido, contar com a ajuda de um coaching ou uma consultoria para gestão de carreiras pode ser uma excelente alternativa. Um planejamento de carreira realizado de forma sólida e estruturada vai ajudá-lo a desenvolver suas potencialidades, de forma a contribuir para que você seja valorizado pelo mercado.

Este post foi útil para você? Está disposto a desenvolver suas habilidades para se encaixar no perfil do profissional do futuro? Tenha sempre em mente que, com isso, você poderá conquistar melhores posições no trabalho ou fazer uma transição de carreira de forma mais segura, se assim desejar.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *