qual-e-a-diferenca-entre-perfil-e-fanpage-no-facebook.jpeg

Qual é a diferença entre perfil e fanpage no Facebook?

Você quer desenvolver um trabalho em redes sociais, mas está com dúvidas da diferença entre perfil e fanpage no Facebook? Fique tranquilo, esta é uma dúvida comum e este post é exatamente para esclarecer isso de uma vez por todas. E mais, você ainda vai ver qual o melhor meio pra você e como se utilizar dele para conseguir resultados expressivos no trabalho com a sua imagem profissional.

Apenas uma observação, o Facebook não é a única rede social que possui espaços próprios para empresas e profissionais liberais, outras redes, como o Instagram, também estão abrindo as portas e oferecendo algumas funcionalidades específicas para o desenvolvimento de negócios em sua plataforma. Fique de olho!

A diferença entre perfil e fanpage no Facebook

O perfil

Pessoas físicas que querem se utilizar do Facebook de forma pessoal, devem criar um perfil na rede. É como se fosse uma ficha de um arquivo onde constam todas as informações que o usuário deseja colocar, como: histórico pessoal; de estudo; de trabalho; interesses e rede de amigos (limitada a cinco mil usuários).

Todas as funcionalidades de um perfil do Facebook geram em torno da interação social, como: lembretes de aniversários; recordações; eventos; jogos; entre outras ferramentas.

Agora, o principal motivo de alguns profissionais tentarem desenvolver um perfil e não uma fanpage, está no fato de que pelo perfil, você mesmo pode entrar no perfil de outro usuário e convidá-lo a fazer parte da sua rede de contatos. Enquanto com a fanpage, é preciso motivar o interesse dos usuários a curtirem sua página.

Um caminho que parece mais fácil pode levar à sua ruína. Afinal, além de ter funcionalidades bastante limitadas, quando o gerenciamento do Facebook descobre o uso impróprio do perfil, ele exclui a conta e você perde todo o trabalho desenvolvido.

A fanpage

Fanpage é o nome dado às páginas para negócios do Facebook. E, ao contrário do que muitos pensam, ela não é exclusiva para empresas e marcas, mas profissionais liberais, atletas, artistas, políticos e outras pessoas que querem fortalecer sua imagem como uma referência na área de atuação também podem se utilizar deste espaço.

O conceito da fanpage é construir uma imagem sólida e apresentar para pessoas que possam ter interesse pelo que você faz. Além disso, a ideia é criar relacionamentos, aumentando a interação com o seu público e, assim, o alcance da sua imagem e proposta.

Toda fanpage precisa de um perfil que a gerencie, e pode haver até mais de um perfil que gerencie uma única página, inclusive, com cargos administrativos que restringem o acesso de cada um.

As principais vantagens e funcionalidades da fanpage

  • Número ilimitado de seguidores

Enquanto no perfil o limite é de até cinco mil amigos, na fanpage não há limite de seguidores.

  • Campanhas patrocinadas

​As postagens orgânicas (não pagas) são fundamentais para a criação da sua imagem e o relacionamento com os seus seguidores. Mas para conseguir um maior alcance de público, é preciso investir em campanhas patrocinadas, pelo Facebook Ads, que podem ser desenvolvidas com diferentes objetivos, como: mais curtidores na página; acesso ao seu site; download de materiais; cadastro etc.

  • Segmentação de público

​Ao desenvolver suas campanhas patrocinadas no Facebook Ads, você pode ter uma maior assertividade devido às possibilidades de configuração das campanhas e, uma delas, é a segmentação de público. Você pode escolher para quais perfis de usuários você gostaria que seus anúncios fossem exibidos, de acordo com características e histórico de navegação.

  • Métricas de resultados

​Diferentemente do perfil, na fanpage você pode contar com o Facebook Insights que lhe oferece relatórios sobre o desempenho da sua página e das suas ações especificamente. Nas próprias postagens, você já consegue visualizar facilmente o alcance, mas nos relatórios, você pode ir mais a fundo conhecendo quem é o seu público e quais conteúdos postados geraram melhores resultados.

Há muitas outras vantagens e funcionalidades da fanpage, mas, inicialmente, é importante que você saiba exatamente onde se posicionar. Não hesite em procurar um profissional ou agência de marketing digital para lhe ajudar.

E agora que você já sabe a diferença entre perfil e fanpage no Facebook, deixe um comentário no post nos contando alguma experiência ou suas dúvidas. Que tal iniciar um bate papo?

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *