Redes sociais: 6 erros que podem detonar sua marca pessoal

redes-sociais–6-erros-que-podem-detonar-sua-marca-pessoal6637

Todo profissional que se preza vive em busca de um lugar de destaque no mercado, que o torne reconhecido por aquilo que ele faz de melhor. Neste sentido, as redes sociais podem se tornar uma excelente ferramenta para atingir este objetivo. Acontece que muitas pessoas não entendem ao certo o funcionamento destas mídias e acabam cometendo alguns deslizes, que só prejudicam sua imagem.

Diferente do que alguns usuários mais novatos pensam, as informações que você coloca na rede não ficam disponíveis apenas para seus amigos. Por padrão, os perfis das redes sociais são públicos, ou seja, suas publicações, assim como suas interações, podem ser vistas por qualquer pessoa.

Se levarmos em consideração que os posts nas redes sociais podem viralizar e tomar proporções muito maiores, vale a pena ficar atento para não cometer erros na sua comunicação interpessoal. Por isso, neste post vamos falar sobre os 6 erros nas redes sociais que podem destruir a sua marca pessoal, para que você não os cometa.

Fotos inapropriadas

Um dos tipos de publicações mais comuns entre as pessoas são de fotos de algo que elas gostam, ou mesmo do que estão fazendo. Acontece que existem alguns tipos de fotografias que não devem ser compartilhadas já que ajudarão a construir uma imagem que não é benéfica para sua carreira. Alguns exemplos: fotos com pouca roupa, consumindo álcool, ou ainda em situações ilegais, mesmo que leves.

Opiniões e crenças politicamente incorretas

Você é livre para pensar e ter uma opinião formada sobre todos os assuntos, mesmo que ela seja diferente da maioria, ou como chamamos no subtítulo “politicamente incorretas”. Nestes casos, dependendo de qual for sua atividade profissional, pode não ser interessante compartilhar essa opinião com outras pessoas. Mesmo que algumas pessoas concordem, há a grande chance de muitas outras se revoltarem com você. Entre os exemplos, podemos citar as páginas no Facebook que incitam a violência contra mulher ou mesmo o ódio às raças.

Reclamações sobre antigos empregos

Nenhuma empresa quer contratar um profissional polêmico ou reclamão. Por isso, mesmo que você odeie seu trabalho ou chefe e tenha com razão, não é nas redes sociais que você deve compartilhar este sentimento. Mantenha esse tipo de informação dentro da sua casa, apenas com aqueles que confia.

Erros de língua portuguesa

Se tem um tipo de erro nas redes sociais que deprecia sua marca pessoal, é o da língua portuguesa. Todo o conteúdo on-line é acompanhado de um pequeno texto, e mesmo os menores erros não vão passar despercebidos pela sua timeline. Por isso é importante ter uma atenção especial, se ficar na dúvida enquanto digita, pesquise como escrever e se não encontrar a grafia correta da(s) palavra(s), não publique.

Respostas inadequadas às interações

As redes sociais são plataformas baseadas nas interações entre usuários, e na maioria dos casos, responder a esses comentários com agressividade é a receita para um problema. Dependendo da sua posição profissional — especialmente se for um cargo de gestão — fique muito atento à forma como você responde aos outros usuários. O texto, infelizmente, tem essa liberdade de interpretação, e sim, você pode ser mal-entendido.

Entrar em discussões polêmicas

Falando sobre interações, muitas pessoas que têm opiniões controversas gostam de entrar em discussões polêmicas. Acontece que as redes sociais não são o lugar para você fazer isso. Dependendo do caso, todos os participantes podem se voltar contra você, e o que era apenas um comentário opinativo vai virar uma discussão sem precedentes.

Existe mais algum outro erro nas redes sociais que você acredita que pode prejudicar a marca pessoal? Compartilhe nos comentários!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.