Saiba_aproveitar_momentos_de_crise_para_destacar_sua_marca_pessoal.jpg.jpeg

Saiba aproveitar momentos de crise para destacar sua marca pessoal

A crise econômica que assola o Brasil gera não apenas a perda de investimentos para o país, mas amplia o desemprego, aumenta o número de empresas que fecham as portas e diminuem o poder aquisitivo médio da população. Apesar de se tratar de um cenário preocupante, muitos especialistas em empreendimentos e sucesso de carreira apontam os momentos de crise como uma das melhores oportunidades para abrir novos negócios, ampliar os horizontes de trabalho e promover novas marcas.

Nada de resignação e acomodação em tempos de crise! Confira agora algumas dicas para auxiliar na promoção da sua marca pessoal e faça da instabilidade econômica um fator favorável ao seu crescimento!

Destacando-se da concorrência

Atualmente, muitas pessoas sentem que não conseguem promover um diferencial competitivo pelo fato de terem a sensação de que tudo já foi feito e não existe nada para inovar. Isso é um erro crasso. Mesmo que você tenha uma marca que vende um produto “tradicional” o destaque está na maneira como você enxerga as fraquezas do segmento e se estrutura para preencher essa lacuna.

Nem tudo é baseado no peso do seu diploma ou da experiência, por isso, em épocas de crise há espaço para as ideias que se adequam à realidade e trazem alguma inovação. Não se apegue apenas aos modelos de sucesso, procure entender a razão para o prestígio e não tenha medo de mesclar receitas bem-sucedidas com novas ideias. O mais importante é fazer um bom estudo do setor, procurar referências e analisar quais são as experiências que o consumidor deseja ter.

Não tenha medo da exposição

Atualmente, aquela empresa que não se comunica nas redes sociais está fadada a perder muitas posições para seus concorrentes. Esses sites de relacionamento permitem a exposição da sua marca pessoal para sua rede de amigos, que pode ir se expandindo conforme você investe na divulgação do seu trabalho.

Crie uma fan page no Facebook, uma conta no Instagram, um perfil no LinkedIn ou em qualquer outra rede em que seu público esteja. Em outras palavras, seja visto, se exponha. Mas cuidado com os exageros e para não misturar suas crenças pessoais com a voz da sua marca, isso pode gerar polêmica e afastar pessoas do seu negócio.

Crie conteúdo

A neurociência explica um pouco sobre o ímpeto de consumo do ser humano. Quando vemos um anúncio de um produto que desejamos, nosso cérebro se enche de dopamina e isso nos dá prazer ao comprar. Mas, atualmente, as empresas já não se restringem a vender por estímulo, ou seja, deixaram de vender o “que”, e passaram a vender o “por que”.

Essa mudança de estratégia só dá certo por meio do convencimento do consumidor da importância daquele produto ou serviço que ele está prestes a adquirir, e para vender o “por que” a empresa precisa de conteúdo, dar informação útil ao cliente em potencial para que ele tenha embasamento para consumir. O marketing de conteúdo é uma ótima saída para isso, e marcas geradoras de conhecimento ganham mais força no mercado e cativam os seus seguidores.

Essas são algumas práticas que auxiliam empreendedores na construção de uma marca forte e diferenciada. Lembre-se de que os modelos de consumo e a maneira de abordagem do público-alvo vão se transformando com o passar do tempo e surgimento de novas tecnologias. Os tempos de crise abrem espaço para aqueles que surgem com ideias de vanguarda.

Conhece mais alguma dica importante para fortalecer a sua marca ou quer compartilhar suas experiências? Então não se esqueça de deixar seu comentário no post!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *