sindrome-de-burnout-da-animacao-ao-esgotamento-profissional.jpeg

Síndrome de Burnout: da animação ao esgotamento profissional

O mundo moderno trouxe muitas oportunidades de carreiras, mas, consequentemente, muitos problemas de saúde. Isso porque a correria do dia a dia e o estresse têm causado distúrbios que levam muitas pessoas a terem uma péssima qualidade de vida, e a Síndrome de Burnout é uma das doenças que têm atingido muitos profissionais.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, abaixo, explicaremos do que se trata essa síndrome e quais trabalhadores são os mais afetados. Acompanhe!

O que é Síndrome de Burnout?

Trata-se de um esgotamento que afeta tanto o lado físico quanto o psicológico da pessoa, causando um desgaste profissional.

O termo foi criado pelo psicólogo norte-americano Herbert Freudenberger para descrever os efeitos do estresse excessivo causado por algumas profissões relacionadas com a saúde, como medicina, enfermagem, psiquiatria etc.

Atualmente, a síndrome deixou de ser usada apenas para essas áreas, mas passou a ser ligada aos demais trabalhadores, incluindo as donas de casa. Ou seja, qualquer pessoa que se encontre sob forte exaustão pode desenvolver o problema.

Quais são os sintomas dessa síndrome?

As pessoas que são afetadas por essa doença sentem cansaço e fadiga constantes. Além disso, outros sintomas podem surgir, tais como:

  • perturbação do sono, tendo insônia ou sono excessivo;
  • dores de cabeça e musculares;
  • alterações fortes de humor;
  • falhas de memória e dificuldade em se manter concentrado;
  • irritabilidade, podendo chegar à agressividade;
  • baixa autoestima e até depressão.

Devido aos sinais, é sempre importante procurar ajuda de um médico para tratar o problema antes que ele possa se agravar.

Quais profissionais são os mais afetados?

A Síndrome de Burnout pode atingir qualquer profissão, especialmente quando o trabalho exige grande esforço e dedicação, fazendo com que o trabalhador tenha uma autocrítica negativa e passe horas do seu dia voltado para seu serviço.

Qualquer pessoa que preste um serviço sob pressão, ou que esteja envolvida diretamente com a vida de outros indivíduos, como profissionais da saúde, militares e bombeiros, tende a desenvolver a doença com mais facilidade.

Como tratar e controlar esse problema?

O tratamento é à base de antidepressivos e psicoterapia. No entanto, para isso, é necessário passar por uma consulta e verificar as recomendações indicadas. Para completar, é fundamental que a pessoa reveja sua rotina, dando preferência para a sua saúde e qualidade de vida.

Nada adianta ter completa dedicação ao trabalho se isso causar problemas graves às suas condições físicas e emocionais. A melhor dica é criar uma rotina favorável, incluindo uma boa dieta, exercícios físicos e momentos de lazer.

Para contornar a situação e controlar o problema, é essencial que você se desconecte do trabalho sempre que for para casa. Além disso, faça pausas durante o serviço, procurando fazer algo que tire seu foco e relaxe sua cabeça.

Você deve gerenciar o seu tempo para que possa cumprir com suas obrigações, sem causar danos à saúde. A carreira é importante, mas levar uma vida mais saudável fará com que você siga um caminho mais promissor, aprendendo a ter mais desenvolvimento pessoal.

A Síndrome de Burnout é uma doença que pode ser evitada quando a pessoa começa a desacelerar, controlando suas atividades profissionais e suas tarefas de maneira que nada prejudique outras áreas da vida.

Quer receber mais dicas como essas e ter uma carreira favorável que traga harmonia e felicidade? Assine nossa newsletter e acompanhe mais informações! Até mais!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *