vida-de-atleta-a-importancia-de-planejar-a-aposentadoria.jpeg

Vida de atleta: a importância de planejar a aposentadoria

Um dos pontos mais importantes na carreira de um atleta profissional é saber encontrar o momento correto para sua aposentadoria. Por se tratar de uma área onde é exigida muito preparo, foco e dedicação, são poucos casos onde os atletas conseguem manter sua atuação num nível bom depois dos 30 anos de idade.

Continue a sua leitura e veja como planejar a aposentadoria quando se segue a carreira de atleta!

A importância do planejamento de carreira

Construir um plano de carreira é fundamental para que se tenha um norte para seguir e assim conseguir colher bons frutos. Se você ainda não fez o seu planejamento de carreira, não perca mais tempo e faça isso o quanto antes.

Responda a si mesmo questões como:

  • Onde eu pretendo chegar?
  • Até quando poderei continuar atuando como atleta profissional?
  • Quanto pretendo faturar?
  • O quanto terei de me dedicar?
  • Como fazer para alcançar o sucesso e chegar onde pretendo?
  • O que farei depois de encerrar a carreira de atleta?

Quanto maior o sucesso que você almeja, maior terá de ser a sua dedicação e o seu preparo. Se parecer complicado fazer esse planejamento de carreira sozinho, considere conversar com um coach de carreira para traçar um plano mais eficiente e adequado para você.

A curta carreira de um atleta

A carreira de um atleta tende a não necessariamente ser mais curta, mas encerrar bem mais cedo do que a maioria das carreiras que vemos por aí. Isso porque são poucos os atletas que conseguem manter o mesmo ritmo e desempenho depois dos trinta anos.

Na maioria dos casos, para se tornar um atleta de elite e chegar ao seu auge da carreira, é preciso treinar e se dedicar quase que exclusivamente para o esporte, além de iniciar a carreira com uma idade bem precoce – na adolescência e até mesmo ainda na infância.

Por isso, é muito importante lembrar-se desse detalhe, de que a carreira de um atleta tende a ser culta, para planejar a aposentadoria e não passar por apertos ao encerrar a carreira.

A mudança de área depois de se aposentar

Hoje em dia não é comum o atleta se aposentar e depois mudar para outra área de trabalho. Afinal, como dito anteriormente a carreira de atleta encerra cedo e não são muitos os que querem ficar parados tão cedo, não é mesmo?

Muitos ex-jogadores de futebol, por exemplo, quando se encontram numa condição já inapropriada para atuar dentro de campo se aposentam, mas ainda permanecem por dentro do futebol de alguma outra forma. Seja como técnico, como dirigente, como preparador físico, comentarista e etc. Outros ainda acabam se desligando do esporte e partindo para outras áreas, como o ex-jogador Romário que entrou para a política.

Por isso, é importante que mesmo no decorrer da carreira de atleta você já pense sobre o que pretende fazer depois da aposentadoria. Começar um negócio? Tornar-se treinador ou de alguma forma continuar ligado ao esporte? Descansar?

Isso é importante porque, enquanto você pensa nesse futuro, ao mesmo tempo estará preparando o psicológico para essa transição, que pode ter consequências emocionais se não bem planejada. Por exemplo, 50,6% dos ex-jogadores sentem tristeza durante essa transição, 6,3% se sentem tensos, 5,1% com medo e 5,1% ficam deprimidos.

O planejamento financeiro da aposentadoria

Quando se pensa em aposentadoria, logo se pensa naquele dinheirinho para continuar a viver tranquilo, não é mesmo? Mas para ter isso e ficar tranquilo ao se aposentar como atleta e, quem sabe descansar um tempo antes de decidir se vai ou não partir para outra área, para se recuperar de repente de alguma lesão ou para se garantir enquanto inicia num novo trabalho, é preciso estar com tudo garantido.

Como fazer isso? Guardando dinheiro! Não espere para começar a guardar dinheiro para a sua aposentadoria, comece a fazer isso desde cedo. Pague um plano de aposentadoria privado, tenha um bom fundo guardado para emergências, faça investimentos que deem retorno, enfim, planeje-se financeiramente ao fazer o planejar a aposentadoria.

Gostou das nossas dicas para planejar a aposentadoria e poder garantir um futuro tranquilo? Então siga-nos nas redes sociais, estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn para conferir muitas outras dicas!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *