Entenda agora mesmo o que é Job Crafting e como beneficia as empresas
O Job Crafting é, basicamente, a forma como você encara sua profissão. Pessoas que não conseguem entender um sentido na sua atividade profissional costumam não só receber menos, como também estão mais suscetíveis a sentir infelicidade ou até mesmo a desenvolver comorbidades de origem psicológica, como a depressão.
O termo surgiu com um estudo realizado por duas pesquisadoras norte-americanas, que ao término, descobriram que mesmo pessoas com funções iguais tinham perspectivas e resultados completamente diferentes.
Ao longo dos últimos anos, esse termo vem sendo estudado e amplificado para as mais variadas áreas profissionais, sendo uma importante ferramenta para quem deseja encontrar maior satisfação pessoal e até mesmo mudar sua vida profissional de maneira definitiva.
Abaixo, falaremos mais a respeito e como você pode se beneficiar do Job Crafting, além de como as empresas podem aplicá-lo e garantir uma equipe mais engajada e preparada para realizar as tarefas mais importantes do dia a dia.
Pronto para saber mais? Continue sua leitura até o final!
Como o Job Crafting funciona na prática?
Falando especificamente da origem do termo, as pesquisadoras que estudaram duas equipes de limpezas distintas de um hospital perceberam que havia diferenças significativas entre a forma que alguns profissionais lidavam com suas tarefas diárias.
Um grupo ressaltava que seus esforços não tinham muito valor, eles não sentiam prazer em fazer a limpeza e relataram que estavam simplesmente ali para ganhar seu salário no fim do mês, essencial para sua sobrevivência.
Já com a segunda equipe foi constatado o oposto: uma satisfação maior e um propósito completamente diferente. Essas pessoas se sentiam importantes, apesar de suas atividades mais simples, e relatavam que mesmo limpando, estavam contribuindo para a melhora dos pacientes.
O que fica nessa breve “lição” é que, de fato, o significado da profissão e das tarefas faz total diferença na satisfação pessoal. E, a partir daí, surgiu o trabalho de ressignificação da profissão, para garantir melhores resultados e principalmente melhor qualidade de vida para toda equipe.
Na prática, a busca é pelo sentido e pela real importância das tarefas que estão sendo realizadas. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, em muitas das vezes, a área operacional de uma companhia é a mais importante para os resultados finais, uma vez que é a partir desse grupo de colaboradores que a organização efetivamente funciona e se torna capacitada a atender seus clientes.
Por que o conceito de Job Crafting é tão importante para as empresas?
Com o auxílio do Job Crafting, os profissionais passam a ter um propósito maior do que simplesmente receber um salário. Isso gera um engajamento profissional completamente diferente tanto para a realização das tarefas quanto para identificar e sugerir novas mudanças nos processos organizacionais.
Sabendo disso, é extremamente importante trabalhar esse conceito com a equipe. Fazer cada colaborador sentir seu valor e lugar na empresa é extremamente produtivo e saudável, o que faz com que automaticamente o time crie um laço de união e de propósito imprescindível para alcançar novas metas e patamares.
Por essas razões, é extremamente importante identificar a insatisfação profissional. Entender as frustrações e motivações do seu pessoal pode modificar completamente a forma como você delega as tarefas e organiza as demandas.
Por via de regra, as companhias que aplicam o Job Crafting conseguem profissionais mais satisfeitos, com maior nível de competência e de motivação para enfrentar as condições difíceis que o mercado de trabalho impõe a cada mudança.
Como aplicar o Job Crafting na sua companhia?
Aplicar o Job Crafting não é uma das tarefas mais fáceis. É preciso muito cuidado para não soar pretensioso ou até mesmo tentar transformar algumas tarefas mais básicas em grandes eventos que mudam o mundo, o importante é encontrar o equilíbrio e a sobriedade.
Além disso, não existe uma maneira única de aplicação. O Job Crafting depende de uma análise profunda da equipe da sua organização, de modo a entender as paixões dos profissionais e conhecer um pouco mais sobre a personalidade de cada colaborador, algo essencial para acertar na ressignificação.
Profissionais que têm apreço pela responsabilidade social, podem entender que seu trabalho é, além de importante para companhia, uma maneira de garantir que as pessoas tenham o melhor que elas buscam.
Enquadrar a missão da empresa, os valores e princípios é fundamental nessa etapa, que além de muito importante leva algum tempo para ser cumprida. De forma geral, o Job Crafting pode ser visto como um trabalho relativamente contínuo e intimamente ligado a cultura empresarial.
Lembrando que além da ressignificação do trabalho, nós também podemos realizar a ressignificação de tarefas e de relações interpessoais. O trabalho é bem amplo e varia de acordo com as necessidades de cada organização.
Qual o papel do líder com a aplicação do Job crafting?
Por fim, é fundamental entender que o Job Crafting não é simplesmente uma medida impessoal, com cartazes e com materiais explicativos. Os líderes devem estar intimamente relacionados com esse processo de mudança, e em suma, são eles os responsáveis pela aplicação da ressignificação.
Estreitar os laços na equipe e conseguir uma comunicação assertiva são duas vias que ajudam na aplicação da metodologia, além de serem uma das únicas formas de realmente conseguir instaurar as mudanças empresariais que são buscadas.
É imprescindível lembrar que o Job Crafting deve ser aplicado como uma forma de aumentar a satisfação e a qualidade de vida dos profissionais, dando o reconhecimento e a satisfação que eles precisam para conseguir desempenhar seu papel.
Os benefícios empresariais devem ser tidos como segundo plano ou até mesmo devem ser vistos como “efeito colateral” das medidas, que são extremamente benéficas quando bem aplicadas e levadas a sério.
Em termos gerais, o Job Crafting ainda é um termo que está sendo amplamente debatido e estudado no meio acadêmico e profissional, e a perspectiva é que, ao longo dos próximos anos, as pessoas se sentirão cada vez mais felizes e satisfeitas com suas atividades profissionais.
Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas a terem acesso a este material!
Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.
O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.
Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!