liderança pós pandemia

Descubra quais são os desafios à liderança pós pandemia

A liderança pós-pandemia deve ser vista com outros olhos. O novo normal não só atingiu nosso estilo de vida, como certamente gerou — e gerará — novas mudanças nas empresas e na forma como trabalhamos e interagimos com nossos entes queridos.

Dentro de uma organização, os colaboradores ganharam novas funções e novos processos para manter a segurança da saúde de todos. O mesmo vale para as novas transações comerciais, que hoje são diferentes e exigem um novo olhar e modo de agir.

Diante desse panorama, é importante dizer que o papel do líder nunca foi tão importante. É preciso saber motivar e até mesmo conseguir extrair uma visão — mesmo que mínima — de um futuro melhor, mesmo durante as adversidades.

No post de hoje, falaremos mais sobre os desafios dos líderes e como eles podem ser vencidos de forma prática. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

É fundamental engajar os colaboradores sobre o propósito da organização

Com menos clientes, maior dificuldade para vender e um imenso receio por parte da população (especialmente em ambientes/negócios que exigem aproximação social), é comum cair na armadilha de achar que é difícil conseguir o sucesso.

Afinal, as oportunidades estão escassas, e, ao que tudo indica, os maiores concorrentes são capazes de ficar mais tempo com menos clientes e até mesmo podem superar certas perdas que os pequenos e médios empresários não podem.

Mesmo sendo verdade, é imprescindível apontar para os colaboradores o propósito da organização. Todo empreendimento tem (ou deveria ter) uma missão básica.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Esteja você no ramo alimentício, na educação ou até mesmo no lazer, o importante é entender o que faz seu negócio existir e quais são as alternativas para conseguir engajar, reter e conquistar novos clientes.

Apontar a satisfação do cliente pode ser a verdadeira chave para fazer com que todos trabalhem com orgulho e com grande motivação — afinal de contas, trazer felicidade ou alívio em um momento como esse, nunca foi tão importante.

Como o líder pode melhorar o “novo normal”

O novo normal ficará por um bom tempo, pelo menos até uma vacina chegar. E, mesmo que ela chegue, algumas mudanças se tornaram um passo inevitável e até mesmo mais seguro para o futuro incerto da economia.

Esse é o caso do home office, que normalmente é mais barato e exige menos recursos de uma grande companhia. Cabe ao líder identificar essa mudança e apostar em todas as variáveis que fazem com essa transição melhore a performance dos seus colaboradores.

No caso de quem passou a trabalhar em casa, a liberdade e a proximidade com a família podem ser ressaltadas como vitórias conquistadas. O importante é fazer com que todo profissional se sinta parte da equipe e continue engajado, com um propósito único que seja capaz de melhorar a vida dos outros que estão ao seu redor.

Apesar de difícil, a pandemia mostrou que podemos superar nossos limites e até mesmo nossas antigas práticas de trabalho. Tudo isso gera boas perspectivas para o futuro, que, mesmo sendo diferente, está repleto de boas e novas notícias.

Gostou do post sobre liderança pós-pandemia? Que tal uma leitura complementar? Leia nosso post sobre liderança em tempos de crise e veja como superar as adversidades hoje mesmo — sua companhia pode ganhar novos resultados!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *