saiba-como-definir-metas-profissionais-e-conquiste-o-seu-sucesso.jpeg

Saiba como definir metas profissionais e conquiste o seu sucesso

Ter êxito no mercado de trabalho é sempre um desafio, especialmente em tempos nos quais a competitividade é uma característica marcante da maioria dos profissionais, como vem acontecendo nos dias de hoje. Diante dessa realidade, saber como definir metas profissionais e conquistar o seu sucesso é muito importante.

O fato é que, apesar de contar com boa vontade e algumas ações específicas, muita gente não tem as estratégias corretas para se diferenciar no seu segmento e, dessa maneira, despertar o interesse de recrutadores e gestores. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso.

Concentre-se naquilo que você pode controlar

O primeiro passo para definir metas profissionais e conquistar o seu sucesso é concentrar-se naquilo que você pode controlar. Afinal, pouco adiantar gastar tempo e energia tentando mudar coisas que estão fora do seu alcance. Nesse contexto, você só poderá elaborar e aceitar metas que sejam factíveis e atingíveis.

Aceite que muitos pontos dependerão de outras pessoas e aprenda a trabalhar com elas para que o objetivo final possa ser alcançado. Se você trabalha no marketing e percebe uma falha nas finanças, por exemplo, o melhor é ter uma boa comunicação com o departamento de contabilidade e confiar neles para que resolvam esse problema.

Pense na sua carreira em longo prazo

Naturalmente, quando começamos a trabalhar em uma empresa, nossa meta principal é crescer, não é verdade? Afinal, por mais tranquila e paciente que seja uma pessoa, dificilmente ela desejará trabalhar no mesmo cargo e na mesma função por muito tempo, visto que o desejo de evolução profissional é perfeitamente natural.

É por isso que precisamos pensar na nossa carreira em longo prazo, impondo metas estratégicas para nós mesmos e delimitando um prazo para que cada coisa aconteça. Esse é o conceito básico do planejamento de carreira, que é uma estratégia que ajuda nossa vida corporativa a fluir de forma mais harmoniosa e com mais sucesso.

Ao traçar esse plano, você deve determinar de forma clara até onde quer chegar dentro da organização na qual trabalha, estipulando qual cargo você quer ter e em quantos anos, por exemplo. Com isso, você também pode reservar horários para se preparar para as posições que almeja, fazendo cursos ou contando com o auxílio de um coach.

Vá além das tarefas consideradas imediatas

Fazer apenas as tarefas imediatas é uma forma de economizar tempo em curto prazo, mas o fato é que essa estratégia não é inteligente com o passar do tempo. Além de ser uma forma de trabalhar que não permitirá grandes folgas no futuro, quem só faz o básico não é considerado proativo e perde pontos com os gestores ou o líder de equipe.

Por isso, organize-se para ir além e entregar mais do que a empresa espera de você. Quem consegue produzir mais em menos tempo, mesmo diante de uma rotina complexa, tende a ocupar melhores cargos e receber maiores salários. Ajuste seu foco para as prioridades, estabeleça metas e diminua o seu próprio desperdício de energia.

Como você pôde ver, definir metas profissionais e conquistar o seu sucesso é uma tarefa muito mais simples, se você for proativo e tomar as rédeas da sua carreira!

E agora, pronto para definir metas profissionais e conquistar o seu sucesso? Gostou do conteúdo? Então, faça o download do nosso e-book sobre como descobrir seu potencial competitivo!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *