A consultoria é um ramo que conquista cada vez mais o mercado. Porém, para conseguir se destacar, é necessário apresentar diferenciais competitivos — até porque não basta ser apenas mais um. Pelo contrário, o indicado é oferecer produtos e serviços exclusivos, que solucionem perfeitamente as demandas do público. Lembre-se de que você será responsável por resolver um problema que o cliente nem mesmo sabia que existia.
Além do mais, é preciso ter cuidado em relação aos erros cometidos, pois uma simples gafe ou falha pode ser o suficiente para perder de vez a clientela. Para ajudá-lo a melhorar os resultados do seu trabalho, apresentamos três ações que devem ser evitadas a qualquer custo, pois elas atrapalham você a aumentar clientes, e as devidas soluções. Confira!
1. Não conhecer o seu público
Um dos principais fatores que impede o aumento dos clientes é a falta de conhecimento do seu público-alvo. Parece um erro simples, mas acredite: ele pode afetar o seu negócio, atrapalhando, por exemplo, o crescimento e consolidação da consultoria . Tenha em mente de que nada adianta ter um serviço diferenciado, mas não conseguir expandir o seu serviço para o mercado.
Nesse sentido, é importante não só conhecer o seu público, mas também compreendê-lo. Entenda quais são as aspirações, medos, expectativas e necessidades dos clientes.
Mas não pare por aí. É fundamental também segmentar seu mercado. Para isso, crie dentro do seu nicho subgrupos que têm comportamentos de compras parecidos e elabore serviços com base nesses perfis. Depois, desenvolva uma estratégia de comunicação que dialogue diretamente com o cliente.
2. Não ter autoridade no mercado
Quando há algum problema, independentemente da área, você procura quem é referência no assunto para resolvê-lo. A mesma premissa vale para o seu cliente. Ele quer trabalhar com um profissional que domina o assunto e seja destaque no ramo da consultoria. Por isso, é importante investir em cursos que aprimorem o seu know how e, claro, de toda a equipe.
Além do mais, aposte na produção de conteúdo para blogs, abordando temas que sejam relevantes para os seus clientes. Não esqueça, nesse aspecto, de utilizar palavras-chaves e escaneamento para melhorar a posição do conteúdo nos motores de busca. Em outras palavras, use as técnicas de SEO ao seu favor.
É fundamental também definir a persona, que é uma espécie de personagem fictício criado para representar os diferente tipos de clientes. O conteúdo deve ser desenvolvido levando em consideração as particularidades da persona.
Investir, de forma geral, no marketing digital, não só vai ajudar na questão da autoridade, mas também vai alavancar o seu negócio. Afinal, como já dizia a sabedoria popular, quem não é visto, não é lembrado.
3. Não transmitir confiança
Ao procurar uma consultoria, o cliente busca por uma empresa ou profissional experiente, no qual ele se sinta seguro. Em contrapartida, a falta de confiança atrapalha você a conseguir mais clientes.
Para solucionar essa questão, trabalhe a linguagem corporal. Afinal, o corpo também fala. O ideal é manter uma postura firme e consiste, mostrando que você tem pleno conhecimento do assunto abordado. Essa ação vai transmitir mais segurança e criar um elo de confiança mútuo.
Além do mais, tenha cuidado em relação às expressões faciais. Mostre um semblante amigável e utilize um tom de voz equilibrado, sendo cordial. O intuito aqui é deixar o cliente à vontade, transmitindo uma sensação de bem-estar.
Fato é que para aumentar clientes é necessário dedicar-se à profissão, lembrando que esse é um processo gradual — até por que os resultados não surgem do dia para a noite. No mais, aposte na criação de um diferencial competitivo, o qual vai ajudá-lo tanto na ampliação no público quanto na satisfação do cliente.
Quer se inteirar mais sobre a área de consultoria? Leia, então, nosso artigo que ensina como descobrir o real valor do seu trabalho e como cobrar por ele.