4-dicas-de-especialistas-para-falar-em-publico-sem-medo.jpeg

4 dicas de especialistas para falar em público sem medo

Para um profissional fechar bons negócios e até mesmo construir uma imagem positiva, é necessário que ele possua uma boa comunicação. Mas nem todos têm segurança para falar em público e acabam não indo bem nas suas apresentações.

A boa notícia é que o nervosismo e ansiedade ocasionados por estar diante de uma plateia podem ser amenizados: existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para melhorar o poder de comunicação.

Quer saber quais são elas? Continue a leitura e conheça 4 dicas recomendadas por especialistas para se expressar em público sem deixar o medo dominar você!

1. Pratique mais situações de falar em público

O sentimento de ansiedade é bastante comum e natural de acontecer durante apresentações. É o que explica a psicóloga brasileira Cláudia Lúcia Menegatti. O motivo apontado por ela é que, quando nos expomos para uma plateia, estamos abrindo a possibilidade de sermos julgados.

Ou seja, as pessoas que nos assistem podem criar juízos sobre a maneira que falamos e colocamos a postura do corpo. Mas é preciso conseguir lidar com essa experiência.

Por isso, Menegatti recomenda que os profissionais devem praticar mais situações de fala em público. Pois quanto mais vezes fizerem apresentações, mais fácil fica de se adaptar com esses momentos. Portanto, não negue convites para se apresentar em público. Essas são oportunidades para você se exercitar!

2. Crie um plano de contingência

Existem profissionais que se inibem ao falar em público porque simplesmente acham que algo vai dar errado. É o medo da apresentação do PowerPoint não funcionar ou o microfone pifar na hora.

Isso gera bastante ansiedade. E, para fugir disso, o consultor de marketing e comunicação britânico Simon Sinek recomenda criar um plano de contingência.

Isto é, pensar em alternativas para a apresentação. Caso algo dê errado, você utiliza o plano B para não perder a oportunidade.

3. Prepare diariamente o seu potencial de comunicação

Geralmente, as pessoas querem falar bem em público, porém, se esquecem de fazer isso no dia a dia. A fonoaudióloga especialista em comunicação, Cida Stier, argumenta que se expressar bem é um tarefa para ser praticada diariamente.

Sendo assim, ela recomenda que as pessoas invistam em métodos para melhorar a dicção e tenham uma maior empatia pelos outros. A especialista destaca que as capacidades de comunicação melhoram muito quando se está disposto a ouvir o outro.

4. Estude o tema antes de falar em público

As crises de ansiedade e a tremedeira ocasionadas pela fala em público, muitas vezes, ocorrem por falta de conhecimento do assunto. O profissional começa a titubear porque não domina o conteúdo que vai apresentar.

Para evitar isso, a coach Cibele Nardi indica estudar previamente o assunto. Segundo ela, isso traz bastante segurança e firmeza para poder fazer uma bela apresentação ao público.

Com essas dicas, sem dúvidas, falar em público vai ser algo mais fácil para você. Ao aplicá-las na sua rotina, as suas imagens pessoal e profissional tendem a ser positivas. No entanto, é preciso ficar de olho em como elas estão na internet. Então, conheça algumas sugestões de como evitar a crise de imagem nas redes sociais.

Gostou do post de hoje? Fique por dentro das novidades seguindo o nosso perfil no Facebook, Twitter e LinkedIn!

 

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *