anita e o xeque-mate na carreira

Anitta e o “Xeque-mate” na carreira que todo mundo deseja

Sempre que falamos de gestão de imagem e carreira apontamos para 4 pontos importantes: estudo da essência da marca, identificação dos atributos, traçar a estratégia de posicionamento e planejar a comunicação. A questão é que por mais que algumas pessoas achem que gerir uma carreira é uma tarefa fácil, muitas outras se sentem perdidas e não conseguem nem identificar o diferencial da sua marca pessoal no mercado. E, mais ainda, encontram várias situações ao longo do caminho que podem se converter em crises irreversíveis como você pode ver no caso Biel e do Ryan Lotche. No entanto, há um caso em especial que nos mostra como a gestão correta da carreira deve ser feita: o caso Anitta.

Como ela mesma falou em seu instagram, ela é uma “mulher, jovem, transparente e favelada” e, se me permite fazer uma observação, é também a grande marca do Brasil. Digo marca porque seu sucesso ultrapassa o mercado fonográfico. A cantora se tornou um grande case de marketing e eu te explico o porquê.

Vamos começar desvendando os títulos que ela mesma se colocou: Anitta é uma mulher na liderança, pertencente a geração y e que começou a carreira sem nenhum privilégio. É importante tocar nestes pontos porque, sabendo-se que gerir uma carreira não é uma tarefa fácil, ela conseguiu mesmo com toda a desigualdade de gênero, a inconstância característica da geração y, começando a carreira na periferia do Rio de Janeiro e cantando um ritmo desvalorizado socialmente: o funk. Bem, e a transparência realmente é um dos seus grandes trunfos.

Duas coisas que os consumidores mais querem hoje em dia são: transparência e se sentirem representados pelas marcas. De acordo com a Meio & Mensagem, uma pesquisa divulgada em julho deste ano pelo Instituto Locomotiva revelou que “três de cada quatro brasileiros, cerca de 76%, afirmam que as propagandas deveriam representar melhor a diversidade da população brasileira”. Além disso, quando “o recorte é feito por grupos específicos, a pesquisa mostra que a percepção de não representatividade é maior para os negros”, o que nos mostra uma questão social.

Já uma pesquisa feita pela TrendWatching e divulgada pela Folha de São Paulo, mostrou que as marcas estão apostando em conceitos como empoderamento e transparência para superar a crise de confiança dos brasileiros e se adequar ao tempo das redes sociais.

A Anitta, então, se enquadra completamente no que as marcas estão buscando. Ela é um artista que sempre lutou pelas minorias e pelo empoderamento da mulher, e ainda tem características em sua marca pessoal que são imprescindíveis para que uma marca se torne top of mind, que é: a transparência, a autenticidade, a consistência de sua imagem, a relevância em meio ao seu público e ainda tem uma história por trás de seu sucesso. Com isso, pode-se entender o sucesso publicitário da cantora.

Além disso, a cantora sabe usar muito bem o marketing digital a seu favor! Começando pelas grandes parcerias, o co-branding, Anitta soube muito bem escolher os artistas com os quais compartilha hits de sucesso. A sua versatilidade a permitiu criar grandes parcerias nacionais e internacionais que dependeram de um planejamento de marketing muito bem traçado e que apostou muito no meio digital. Anitta lança primeiro suas novidades no Youtube, Spotify e demais serviços de streaming antes de lançar suas músicas e videoclipes na TV e nas rádios.

Seu recente projeto “Xeque-Mate” é um exemplo claro de estratégia de marketing bem traçada. Além da parceria com artistas internacionais, ela ainda fez parceria com a marca C&A, que se tornou responsável por todo o figurino de seus clipes, bailarinos e de sua recente apresentação no Prêmio Multishow.

E sabendo-se que o tráfego dedicado ao consumo de vídeos online vai chegar a 80% em 2019, Anitta percebeu que era importante criar uma estratégia que permitisse a ela ter uma frequência maior no canal. Com isso, surge a ideia de lançar um clipe por mês até o final de 2017.

Essa coisa de ouvir disco faz parte cada vez mais de um nicho específico, hoje em dia a tendência do mercado fonográfico é o lançamento de single associado ao videoclipe. Então, lançar um single por mês faz com que Anitta esteja presente várias vezes na playlist do seu consumidor e isto a leva a patamares altos nos serviços de streaming como o Top 100 Mundial do Spotify. Além disso, o videoclipe mantém a frequência que a Anitta precisa para o Youtube. Fora que, ao lançar um videoclipe, muitas outras pessoas começam a produzir conteúdo sobre o mesmo, mantendo ativa a comunicação da cantora com seu público.

Outro ponto importante é o uso das redes sociais. Anitta faz parte do Social 50 da Billboard americana, ocupando o 17º lugar em setembro, segundo o Portal Popline. E mais, o Instagram divulgou que Anitta é a maior produtora de Instagram Stories do mundo.

O projeto “Xeque-Mate” também ajudou seus números nas redes sociais, visto que ao espalhar peças de xadrez por várias cidades do Brasil antes de divulgar seu novo single do mês, a cantora ativou a comunicação em torno de sua marca. Como sendo também uma estratégia de marketing de guerrilha, ela se torna impossível de ser ignorada e provoca uma reação imediata em seu público. As pessoas começam a postar fotos nas redes sociais e a especular sobre seu novo single e videoclipe, gerando um awareness para seu novo projeto.

Além do co-branding e das estratégias no Youtube, de guerrilha e nas redes sociais, outro ponto importantíssimo usado pela Anitta são os influenciadores digitais. Como toda marca relevante sabe, é importante que o consumidor se sinta confiante a consumir seu produto / serviço e Anitta sabe que os influenciadores digitais geram confiança em seu público.

Igual as marcas, as pessoas influenciam o comportamento de compra dos seus consumidores. Se você não conseguir influenciar seu consumidor, pode ser que outro consiga. Então, além da própria influência que ela mantém sobre seu público, ela conta com outros influenciadores que podem gerar um buzz ao redor de seu projeto e influenciar mais pessoas a consumirem seu conteúdo. Marketing de influência é realmente uma tendência que não pode ser ignorada.

Como você pode ver no nosso infográfico de marketing digital para personal branding, a confiança é uma mercadoria que os consumidores estão começando a exigir das marcas com quem interagem e isto não é mais só uma questão de clientes que fazem críticas sobre marcas, mas uma questão das próprias personalidades que estão relacionadas com as marcas e, com isso, estão sujeitas a uma avaliação ou reputação.

A grande questão é que Anitta sabe onde quer chegar, está atenta às tendências do mercado e não perde seu tempo gerindo sua carreira ao redor de sua vida pessoal. Ela sabe que ter uma imagem positiva é um fator decisivo para evitar crises em sua carreira e seguir as tendências do mercado é imprescindível. Criar parcerias é importante, mas é preciso que esta parceria esteja de acordo com o que você propõe a dar ao seu público e como você deseja trilhar a sua carreira. Anitta é um grande case de sucesso que devemos estar atentos, parabenizar e levar como lição para a gestão da nossa imagem e carreira.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *