Businesspeople collaborating and talking through new ideas in office

Coaching Ontológico: o que é e a sua importância na mudança de atitude

Ontologia é o estudo do ser, algo nascido na Grécia Antiga e que foi revisitado pela ciência posteriormente. A Ontologia da Linguagem, teoria que sustenta o Coaching Ontológico, foca na maneira como nós percebemos a realidade por meio da nossa fala, emoções, postura corporal, comportamentos e escolhas pessoais.

É certo que o coaching, independentemente da metodologia a ser aplicada, pode ser bastante útil para profissionais de diversas áreas. Tudo passa por uma questão de identificação e escolha pessoal.

O Coaching Ontológico, traz como diferencial a visão holística de que o que pensamos, falamos e fazemos programam nossas ações. Aprimorando nossa relação com as diferentes realidades do nosso ser, podemos gerar mudanças consistentes, autossustentáveis e autônomas em nossa individualidade.

Abaixo, destrinchamos os pontos diferenciais dessa metodologia em relação às demais. Confira!

Aborda a vida de maneira múltipla

Muitas técnicas de coaching pecam pelo foco excessivo no mundo profissional e se esquecem de que somos muito mais do que o nosso trabalho. O Coaching Ontológico se propõe a entender a vida em suas diversas pontas e atuar nelas para auxiliar o indivíduo a promover uma mudança mais profunda e menos pontual.

Alguns fundamentos fazem parte da metodologia, como:

1.   Identifica sua forma de ser e como tirar melhor proveito dela.

2.   Esclarece como lida com suas emoções a longo prazo.

3.   Entende que pensamentos e emoções estão registrados na forma como nos comunicamos verbalmente e fisicamente.

4.   Mudanças na mente se refletem na postura corporal, por isso, o trabalho é integral.

Dificilmente você encontrará essa abordagem holística em outras metodologias que costumam focar em questões pontuais e não ir a fundo em quem somos e o porquê sermos assim.

Gera mudanças estruturais em nosso comportamento

Se tem algo que psicólogos e analistas sabem bem é que uma mudança só se mantém se acontece de dentro para fora e de maneira integral. Outra coisa que eles também afirmam é que ninguém pode mudar você a não ser você mesmo.

Mais uma vez, o Coaching Ontológico traz o diferencial de entender que as transformações que você tanto almeja e que podem te auxiliar só podem se manter se você próprio for dono dessas mudanças. Por isso, o foco multidisciplinar envolvendo conhecimentos biológicos, culturais, psicológicos e da história individual de cada ser.

Essa metodologia vai ao encontro da premissa de que conhecimento é poder e investe de maneira diversa e abrangente em autoconhecimento. Aproveite!

O Coaching Ontológico se alinha à sua trajetória

Os postulados do Coaching Ontológico deixam claro que se você se conhece, sabe como pensa, atua e se comunica perante o mundo, então você tem o poder sobre seu comportamento e suas escolhas. Por isso, existem alguns conceitos-chave que permeiam essa metodologia. Eles são:

1.   Somos seres linguísticos, palavras não apenas definem, mas geram sentido. Isso vai desde o nosso pensamento até aquilo que falamos.

2.   Somos seres inacabados, nossos traços psicológicos são a soma do que vivemos e aprendemos e isso pode ser mudado e melhorado.

3.   Cada um tem uma história de vida pessoal e isso deve ser valorizado para que as mudanças respeitem a individualidade.

Em mundo de alta competitividade e exigências, é recorrente que se crie a ideia errônea de que existe um único caminho para o sucesso e apenas um comportamento a ser adotado.

As principais linhas de coaching da atualidade

No mercado existem muitas linhas a serem seguidas. Contudo, as mais visadas são:

Coaching de vida

É o mais abrangente de todos, pois atinge a vida do indivíduo como um todo. Ou seja, o trabalho afeta cada área da pessoa, tentando melhorar aquela que mais necessita de ajuda.

Ele foca no desenvolvimento pessoal do cidadão, ajudando o cliente a superar os desafios, evoluindo a sua autoconfiança para que possa alcançar o seu máximo potencial e conquistar seus objetivos. Assim, por meio das sessões de coaching é possível traçar metas e desenvolver melhor as as suas capacidades.

O processo é longo, pois exige autoconhecimento para encontrar as respostas que procura. O coach é treinado para dar orientação e suporte, permitindo que seu coachee siga pelo caminho mais adequado.

Apesar de ser voltado para a vida em si, o Coaching Ontológico pode ajudar o profissional de maneira mais eficiente a detectar erros em suas escolhas que refletem na carreira, assim encontrando formas de melhorar o lado pessoal, em busca de aperfeiçoamento dos seus serviços como trabalhador.

Coaching de carreira

O coaching de carreira visa ajudar a pessoa a ter mais sucesso. Com isso, o coach vai aplicar ferramentas e sessões que contribuem para que o coachee descubra suas habilidades profissionais.

A ideia é fazer com que ele descubra qual profissão combina com o seu perfil e traçar estratégias que o permitam atingir os alvos desejados. Esse é o tipo mais procurado por jovens que estão no início da vida profissional e por pessoas que querem uma mudança na carreira.

Nesse caso, o coach ontológico tem conhecimentos aprofundados sobre como transformar seus sonhos em carreira, pois possui métodos que guiam o cliente até o alcance dos seus objetivos, seguindo a linha mais adaptada ao profissional em questão.

Coaching de negócio

Muito procurado por empresários, o coaching de negócio contribui para que a pessoa consiga planejar as melhores ações que atendem às necessidades da sua empresa. O objetivo é fazer com que o coachee possa direcionar seus esforços na direção mais assertiva, ajudando no crescimento do seu negócio. O coach não tem apenas o dono da empresa como alvo, mas também todos os demais funcionários da organização.

Para quem deseja aumentar seu empreendimento, contando com processos que ajudam a obter uma gestão de tempo mais eficiente, tendo uma visão mais analítica do que ocorre com a sua empresa e com os seus colaboradores, a melhor opção é Coaching Ontológico. Isso porque ele vai apresentar um sistema que causa maior compreensão entre as suas atribuições profissionais, equilibrando a vida dentro e fora da empresa.

Coaching financeiro

A finalidade é orientar pessoas a ter uma visão mais ampla sobre seu dinheiro, procurando soluções que possam melhorar os resultados tanto na vida pessoal quanto profissional. O cliente passará a buscar métodos que ajudam a restabelecer suas finanças, identificando falhas e soluções que garantam melhores rendimentos.

Caso você não tenha como parceria um conjunto de respostas que ajudam a controlar a situação, controlar o lado financeiro pode ser um grande desafio. Mas para garantir mais precisão, é importante contar com o suporte do coach ontológico para que ele possa encaminhar as suas ações ao rumo certo.

Como escolher o tipo mais adequado

​O Coach tem como premissa estudar o corpo e as emoções do ser humano. Mas para escolher o profissional certo, você deve avaliar qual área precisa ser melhorada e o que busca conquistar. Ao definir aquilo que deseja mudar ou aperfeiçoar, será mais fácil procurar pelo profissional ideal.

No entanto, o Coaching Ontológico pode impactar de forma mais positiva qualquer aspecto da sua vida, já que abrange conhecimentos e técnicas mais detalhadas e inovadoras em comparação ao tradicional.

​Esse profissional enxerga a linguagem com um processo de transcendência do individuo, observando o corpo e as emoções para guiá-lo por meio de um olhar mais amplo do seu autoconhecimento.

Esse processo possui experiências e estudos que indicam maneiras de unir os seus sonhos à sua realidade, apresentando estratégias qualificadas para o alcance dos objetivos traçados.

Muitas pessoas se frustram com técnicas de coaching porque se deparam com desafios na vida pessoal que vão muito além ou que estão desconectados de seus objetivos profissionais. O Coaching Ontológico entende a história pessoal do indivíduo e como integrá-la às suas maiores aspirações, evitando frustrações e desistências.

Se você quer conhecer de perto essa metodologia ou sente que sua vida profissional precisa de um up, não deixe de entrar em contato conosco. O Coaching Ontológico é só o começo dessa trajetória brilhante que você pode trilhar!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

Artigos Relacionados

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *