Como o networking ajuda a promover a marca pessoal?

Desde os primórdios da humanidade, o ser humano procura meios de relacionar-se com seus pares e formar grupos onde os interesses mútuos são elos significativos para o convívio em harmonia. E mesmo após milhares de anos e de mudanças enormes, ainda mantemos essa prática de coexistência em sua mais genuína forma — mas agora, usufruindo também dos progressos tecnológicos, a remodelamos e passamos a chamá-la de networking.

Apesar das inúmeras e complicadas definições sobre o que significa tal expressão, ela é basicamente o que descrevemos no parágrafo inicial: uma rede de contatos ou conexões interpessoais que tem como base a troca de informações, interesses e/ou habilidades entre os envolvidos, de forma sistemática e dinamizada.

Ninguém é autossuficiente; a busca pelo outro é uma forma de sobrevivência, de completar-se e completar ao outro de maneira a gerar benefícios para todas as partes envolvidas. E, em sua carreira, o networking é uma excelente maneira de promover sua marca pessoal. Quer saber como? Continue a leitura!

Aplicando o networking como ferramenta de gestão

Uma vez composta sua rede interpessoal — e mantendo-a sempre ativa —, você possuirá em mãos uma poderosa ferramenta de gerenciamento pessoal, seja qual for a finalidade a qual você se proponha a criá-la.

Mas para entendermos melhor o uso dessa cadeia interpessoal como um instrumento de gestão, é preciso compreender uma diferença importante, que trata justamente sobre a celebração de uma única rede de amigos, oficializando-a como um networking.

Com toda a certeza, é comum nos afeiçoarmos às pessoas quando as conhecemos e, ao passar do tempo, criar laços de amizade. E na conjuntura do networking, esse estreitamento de intimidades também pode ocorrer — mas não se faz como critério obrigatório a criação de um vínculo onde se visa intenções comerciais.

gestão de imagem

Obviamente, você não deve visionar uma rede exclusivamente baseada em seus interesses profissionais. Relacionamentos são sempre vias de mão dupla, e o contato humano, a cumplicidade, o interesse e o envolvimento são fatores importantes para que você também seja lembrado. Suas atitudes e seu comportamento diante do outro fará com que sua marca pessoal seja — ou não — aceita em um ou mais distintos meios.

Logo, sejam quais forem suas intenções, não se esqueça de que a manutenção complacente e amistosa da sua aliança é tão importante quanto saber gerenciá-la de forma recíproca e harmoniosa. Assim, recorremos a um jargão que se encaixa bastante no que foi dito até aqui: “Uma mão lava a outra, e as duas lavam o rosto”.

Utilizando o networking para promover sua marca pessoal

Um sólido networking é, de fato, uma ferramenta formidável para alcançar objetivos. Mas há algo ainda mais importante por detrás de toda essa corrente: você. Afinal de contas, sua autopromoção fará com que você também seja lembrado; é a definição de sua marca pessoal.

Utilize isso a seu favor e promova-se, ou seja, mostre aos outros quem você é, suas habilidades, seus prós, seus contras e seus interesses. Saiba valorizar suas virtudes, mas não crie uma propaganda enganosa como sua marca pessoal. Não há nada mais prejudicial para sua imagem do que quebrar a confiança daqueles que confiam em você!

Formando conexões sinceras

Invista em socializar-se e envolver-se com sua rede de contatos, mostrando a eles que você está aberto a manter relações saudáveis e sinceras. Torne-se próximo das pessoas com quem você se relaciona e preze pela qualidade desse envolvimento, e não apenas pela quantidade de pessoas e benefícios que você irá angariar com essa aproximação.

Uma ótima maneira de dar um upgrade em sua marca pessoal é viabilizar formas de ser visto, como participar de eventos e envolver-se com novos projetos. Networking trata de conectar-se com outros em níveis substanciais, além de ser uma ferramenta importantíssima para um convívio em sociedade. Mas o que a faz ser ainda mais eficaz é você mostrar-se, vender-se de forma autêntica e agir da forma como quer ser visto.

Sua marca pessoal é seu reflexo. Trabalhe-a para que os outros a enxerguem tal qual você quer se ver e ser visto! E então, gostou de saber mais sobre o networking? Tem outras dúvidas, sugestões ou experiências sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

5 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] aprende com as demais pessoas. O bom profissional que deseja se posicionar no mercado de trabalho aprende com todos os seus colegas, independentemente da hierarquia deles. Como ninguém detém todo o conhecimento existente, há […]

  2. […] aprende com as demais pessoas. O bom profissional que deseja se posicionar no mercado de trabalho aprende com todos os seus colegas, independentemente da hierarquia deles. Como ninguém detém todo o conhecimento existente, há […]

  3. […] proveito de seu networking, analise o mercado de trabalho e a economia do país para saber onde você pode ser melhor […]

  4. […] aprende com as demais pessoas. O bom profissional que deseja se posicionar no mercado de trabalho aprende com todos os seus colegas, independentemente da hierarquia deles. Como ninguém detém todo o conhecimento existente, há […]

  5. […] aprende com as demais pessoas. O bom profissional que deseja se posicionar no mercado de trabalho aprende com todos os seus colegas, independentemente da hierarquia deles. Como ninguém detém todo o conhecimento existente, há […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *