diferencial-competitivo-3-dicas-para-encontrar-o-seu.jpeg

Diferencial competitivo: 3 dicas para encontrar o seu

O diferencial competitivo é um assunto muito falado nos dias de hoje. Entretanto, poucos sabem da real importância de se destacar entre os demais profissionais da área.

Será que isso significa, apenas, ser o mais eficiente? Ou existem outras características que colaboram para ter um diferencial? A dúvida segue existindo e, com ela, a estagnação profissional.

E foi pensando nesse assunto que desenvolvemos este artigo sobre a importância de ter um diferencial e algumas dicas para que você se destaque no mercado de trabalho. Ficou curioso? Continue lendo e saiba como isso é possível! Vamos lá?

Entenda o que é um diferencial competitivo

Um diferencial competitivo pode ser definido como uma característica ou um  atributo que deixa um determinado profissional em destaque em relação aos outros que atuam na mesma área.

Essa característica não é, necessariamente, algo engessado. Por exemplo, o diferencial pode ser um hábito, um atributo da personalidade ou, até mesmo, algum curso ou capacitação.

Veja qual a importância desse diferencial para sobressair na carreira

Como lei natural do mercado, uma empresa sempre buscará todas as formas e mecanismos que a ajudem a se destacar entre as suas concorrentes, não é mesmo? E, nessa busca, um dos fatores mais valorizados é justamente recrutar colaboradores que tenham o mesmo objetivo: destacar-se.

É nesse ponto que percebemos a importância que ter um diferencial competitivo faz na carreira de alguém. Imagine uma seleção para recrutamento de novos consultores de imagem. Obviamente, a empresa selecionará para fazer parte da equipe aqueles que terão um nível maior de entrega, se mostrando mais produtivos.

Portanto, se você ainda pensa que ter uma qualificação básica é o suficiente para conseguir uma boa imagem profissional, reformule agora mesmo esse pensamento. E, para começar, veja abaixo algumas dicas para obter o seu próprio diferencial!

Confira 3 dicas para encontrar o seu diferencial competitivo

1. Conheça seus pontos fortes e fracos

A maioria das pessoas ainda não valoriza o autoconhecimento. No entanto, a partir do momento em que você passa ter ao seu dispor essa ferramenta de melhoria contínua, automaticamente, já estará na frente dos concorrentes.

Conhecer quais são os seus pontos fortes é uma forma de valorizar o seu trabalho e reconhecer-se como um bom profissional. Por outro lado, saber em quais pontos você ainda deixa a desejar também é essencial para buscar formas de aprimorar-se.

2. Seja proativo

Essa é uma das qualidades mais buscadas atualmente pelos recrutadores. Um profissional é considerado proativo quando possui a habilidade de se antecipar e solucionar problemas — antes mesmo de receber um comando do seu líder.

Você já deve imaginar por que essa característica é considerada um diferencial competitivo, não é mesmo? É claro que uma empresa prefere um funcionário que supere as expectativas a outro que só tome atitudes se for ordenado. Esse colaborador acaba gerando perda de tempo — e tempo é dinheiro.

3. Torne-se referência na sua área de atuação

Você possui um bom currículo? Realizou os cursos básicos que a maioria das pessoas também já fez? Ótimo! Mas ainda não é o suficiente. Ter no seu currículo o que todos os outros competidores também têm é importante, mas não faz de você um candidato diferente.

Por esse motivo, é imprescindível que você busque sempre capacitar-se e atualizar-se em relação às novidades e tendências do mercado, pois assim estará um passo a frente dos outros que não possuem os mesmos conhecimentos.

Invista, portanto, na proposta de valor de sua marca se quiser vê-la crescer, pois, dessa maneira, ela funcionará como o diferencial competitivo que vai fazer a diferença para o seu público-alvo.

E para se tornar ainda mais competitivo, baixe o nosso e-book e aprenda a construir a sua marca pessoal! Até a próxima!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *