dna-da-marca-entenda-a-sua-importancia-e-saiba-como-identificala.jpeg

DNA da marca: entenda a sua importância e saiba como identificá-la

Você sabe o que é o DNA de uma marca? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as marcas — sejam de pessoas, sejam de empresas — são muito mais do que aparência. Elas são formadas por um conjunto de características que têm origem na sua essência.

Nesse sentido, o DNA da marca é fundamental para o seu posicionamento no mercado e a transmissão de uma imagem forte para o público. Justamente por isso, ele precisa ser identificado e utilizado de forma estratégica.

Neste artigo, você vai entender melhor qual é a importância do DNA de uma marca, além de aprender a identificá-lo. Interessado? Continue a leitura e confira!

O que é o DNA da marca?

Na biologia, o DNA carrega as informações genéticas de um ser vivo, sendo responsável por todas as suas características. Nas marcas, não é diferente. Ele é a essência do negócio e compõe uma base para diversos aspectos, como a imagem e as estratégias utilizadas.

Você já pensou, por exemplo, no motivo que faz as pessoas pagarem muito mais em um produto por causa da sua marca? Elas não compram apenas objetos, compram tudo o que ele representa. Elas compram o seu DNA. Apple, Ferrari, Chanel, Nestlé e Coca cola não comercializam só mercadorias. Essas empresas vendem as suas histórias, bem como as sensações envolvidas no consumo dos seus produtos. É por isso que elas têm o reconhecimento do mercado.

Uma marca que conhece o seu DNA é capaz de entregar muito mais que produtos e serviços aos seus clientes. Assim, as pessoas se identificam e promovem o que ela simboliza, o que fortalece e destaca o negócio, como um todo.

Como identificar o DNA da marca?

Para identificar o DNA de uma marca, é preciso investigar e entender os fatores que o compõem. A seguir, apresentaremos algumas deles.

História

A história é um dos aspectos mais importantes na formação do DNA. Questões como os motivos por trás da criação, os desafios enfrentados e as curiosidades da trajetória dizem muito sobre a essência de uma marca.

Valores

Assim como as pessoas guiam as suas atitudes de acordo com valores, a marca também tem princípios básicos que direcionam suas ações. Credibilidade, integridade e criatividade são exemplos comuns, mas cada caso é um caso. Então, pense no que é imprescindível à marca, o que rege todas as suas condutas.

Diferenciais

Todas as marcas têm suas próprias particularidades, que fazem com que determinados grupos de pessoas se identifiquem com elas e as prefiram em relação a outras similares. Descubra qual é o seu diferencial, o que apenas você pode oferecer aos clientes.

Clientes

O perfil dos clientes também diz muito sobre o negócio! Assim, avalie qual é o perfil do seu público e por qual motivo eles escolheram a sua marca. Com essa análise, você pode levantar informações importantes sobre o DNA dela.

Como um profissional especializado em gestão de imagem pode ajudar nessa questão?

Além de facilitar a identificação correta do DNA, o auxílio de um profissional especializado em gestão de imagem é fundamental para posicionar a marca no mercado, bem como estabelecer estratégias de comunicação que estejam alinhadas com esse DNA, permitindo uma interação adequada com o público.

Essa conexão com o público, aliás, é um dos aspectos mais relevantes para o sucesso de um negócio. Para que ele seja possível, é preciso não só identificar o DNA de uma marca, mas também saber utilizá-lo como um guia, estabelecendo ações que favoreçam uma relação forte com os consumidores. E o auxílio de um profissional é fundamental nesse sentido.

Enfim, gostou do post? Agora você entendeu a importância de identificar o DNA da marca e sabe como deve fazê-lo! Então, quer utilizá-lo para ganhar destaque no mercado e engajar o seu público? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *