entenda-a-importancia-do-gestor-de-carreira-para-esportistas.jpeg

Entenda a importância do gestor de carreira para esportistas

A falta de planejamento pode ser um grande empecilho para o sucesso na vida de um profissional. Grosso modo, isso acontece porque desconhecemos os caminhos que nos levariam a fazer escolhas alinhadas às nossas expectativas, o que acaba minando oportunidades valiosas. Se você se identificou com essa situação, está na hora de procurar a orientação de um gestor de carreira.

Mas, afinal, o que faz esse profissional? Em resumo, ele é responsável por identificar as principais habilidades e os pontos a desenvolver em um indivíduo. A partir de uma ampla avaliação a respeito dos obstáculos a serem superados, é possível elaborar um plano de carreira que produza resultados efetivos.

Dada sua relevância, o profissional tem sido bastante requisitado na área esportiva. Assim, o gestor de carreira para esportistas é, atualmente, figura essencial na vida de profissionais que buscam um planejamento de médio e longo prazos para ser reconhecidos pelo alto desempenho de seu trabalho.

Além de contribuir de maneira determinante para a alta performance de um esportista, o profissional tem um enorme valor no planejamento da pós-carreira, pois identifica talentos que poderão ser desenvolvidos para a construção de uma segunda carreira.

Quer saber como a gestão de carreira fez toda a diferença na vida de grandes esportistas? Confira dois cases de sucesso que separamos para você.

A superação e o ouro de Rafaela Silva

Quem acompanhou a excelente campanha de Rafaela Silva na Olimpíada em 2016, nem imagina o que ela teve de enfrentar para a conquista do ouro consagrado. Quatro anos antes, em Londres, a judoca era uma das favoritas para ganhar a competição, mas foi eliminada nas oitavas de final.

A derrota veio acompanhada de ataques e ofensas contra a esportista, que parou de treinar. Seria, provavelmente, o fim da carreira de Rafaela no judô, até que ela decidiu buscar orientação de um profissional para ajudá-la a superar seu drama.

O resultado foi rápido. Em 2013, a judoca venceu o campeonato mundial. Nos jogos olímpicos do Rio, emocionou milhões de brasileiros ao trazer para o país a primeira medalha de ouro daquela competição.

A estratégia certeira do atacante Éder

Em 2014, o atacante Éder jogava pelo Braga, uma das grandes equipes do futebol português. Estava em uma fase ruim, em que não entregava resultados, o que gerou insatisfação e críticas por parte do treinador, dos torcedores e da imprensa.

Éder estava desmotivado e sem perspectivas. Foi quando resolveu procurar ajuda. Junto com o profissional responsável por contribuir com o seu êxito, o centroavante traçou o objetivo de jogar no campeonato inglês. Após quatro propostas, assinou contrato com o Swansea City, no fim da temporada 2014-2015.

Mas Éder queria mais. Seu sonho era jogar na Eurocopa. Como não estava rendendo tudo o que podia no Swansea, teve uma ideia conjunta com o seu gestor de carreira: pediu para ser emprestado ao Lille, da França. Foi destaque no time francês e conseguiu o que tanto desejava, ser convocado para o principal campeonato de futebol europeu.

O que o gestor de carreira pode fazer por você

Depois dos exemplos acima, você ainda pode estar se perguntando o que, de fato, o gestor de carreira para esportistas pode fazer por você. Em uma palavra, a resposta é: muito.

Ao identificar seus pontos fortes, esse profissional pode ajudar a potencializá-los. Por outro lado, ao visualizar suas dificuldades, ele ensinará você a como neutralizá-las ou desenvolvê-las.

Com a definição de objetivos e metas e um plano de ações estratégico e bem estruturado, é possível manter o foco no que realmente importa, aprimorar ao máximo suas qualidades e atingir os resultados almejados. A consequência desse trabalho são o reconhecimento e o êxito profissionais.

O artigo ajudou você a entender por que um gestor de carreira para esportistas é fundamental na vida de um profissional? Assine a nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos valiosos para a sua carreira.

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

Artigos Relacionados

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *