entenda-as-diferencas-entre-personal-branding-e-marketing-pessoal.jpeg

Entenda as diferenças entre personal branding e marketing pessoal

Muitas pessoas que buscam entendem melhor e aprimorar suas carreiras já se perguntaram qual a diferença entre personal branding e marketing pessoal. O cuidado não só com a imagem mas com a forma como desenvolvemos nossas potencialidades para fazer jus a uma boa reputação é uma uma das bases que permeiam ambas as questões.

Nesse post vamos lhe aplicar a diferença entre elas e o que você pode fazer para começar a aplicar esses conceitos na sua vida pessoal e profissional de uma maneira mais acertada e equilibrada.

Confira!

1. O que é personal branding?

O termo personal branding, também conhecido como gestão da marca pessoal, tem a ver com a sua autenticidade, ou seja, tudo aquilo que você tem de único e mais pessoal e a maneira como você extrai e dispõe o seu melhor a partir disso.

Um exemplo bastante claro seria pensar em artistas da indústria cultural — alguém duvidaria da excentricidade e originalidade de David Bowie? — como forma de perceber como traços comportamentais e a maneira de se portar diante do público são capazes de construir uma marca pessoal impactante (calma, não estamos dizendo para você ir trabalhar de cabelos pintados e roupas extravagantes).

O marketing pessoal pode vir como alicerce desse conceito e, no tópico a seguir, desdobramos esse termo mais a fundo.

2. O que é marketing pessoal?

Marketing pessoal são as ações e estratégias guiadas por um planejamento que o ajudarão a se colocar no mercado de uma maneira mais eficaz e exitosa a fim de atingir um determinado objetivo.

A diferença para o personal branding é que essas ações independem de suas características pessoais e podem ser planejadas mais pelo interesse do público do que à potência de sua marca pessoal — se pensarmos novamente nos artistas vemos que muito deles são direcionados mais por interesses comerciais do que originalidade, por exemplo.

Pelo fato do marketing pessoal não depender de questões subjetivas esse conceito ainda é confundido com publicidade barata e propaganda arrogante de feitos pessoais o que não representa o que estamos explicando aqui.

O marketing pessoal funciona melhor quando é alinhado com o personal branding e no próximo tópico você entenderá como funciona a junção de ambos os conceitos.

3. Como se beneficiar de ambas as formas?

Você já deve ter percebido que ambos os conceitos não estão muito distantes um do outro e que, na verdade, juntos, podem se ajudar e alavancar o melhor de cada um.

Conforme dissemos ao final do primeiro tópico, o marketing pessoal pode ser a trilha ou o alicerce pelo qual a marca pessoal é “domada” ou “potencializada”. Conhecendo sua própria forma de atuação e como tirar o melhor proveito disso você pode:

  • encontrar a maneira mais eficiente de comunicar quem você é e o que faz;
  • melhorar seu poder pessoal, construindo conexões mais assertivas com as pessoas gerando novas oportunidades;
  • liderando a si mesmo será capaz de liderar outros melhorando seu desempenho profissional de uma forma geral.

Existem ainda os profissionais especializados em gestão de imagem e carreira que podem te ajudar amplamente nesse processo. Se você sente que pode trabalhar melhor seu branding pessoal e seu marketing não deixe de cogitar essa possibilidade.

Agora que você já entende um pouco melhor sobre personal branding e marketing pessoal, não deixe de conhecer 4 ótimas dicas para melhorar seu networking.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *