gestao-de-imagem-como-diferencial-competitivo-para-o-profissional1239

Gestão de imagem como diferencial competitivo para o profissional

Você já ouviu dizer que, para ser bem-sucedido, é preciso parecer bem-sucedido? Para alguns essa afirmação pode soar superficial, mas o fato é que ela carrega um fundo de verdade: para ter sucesso, fazer uma boa administração de imagem é um passo fundamental. Afinal, a impressão que você deixa é importante para passar uma série de mensagens — como respeitabilidade e credibilidade — para seus colegas, concorrentes, empregadores e clientes.

Mas muito se engana quem acredita que a questão da imagem é meramente subjetiva: como outras características profissionais, é possível administrar a própria imagem buscando atingir objetivos bastante concretos, que vão desde conseguir um bom emprego até conquistar a confiança de um cliente. Quer saber como? Então confira nosso post!

O que é gestão de imagem?

Saber administrar a sua imagem é a capacidade de criar uma marca pessoal de impacto, que te ajude a atingir seus objetivos profissionais ao mesmo tempo que te diferencia dos seus competidores no mercado. Essa gestão não pode se basear em ficção — afinal, uma imagem que não condiz com o perfil de um profissional é o primeiro passo para que este acabe ficando sem credibilidade.

Por isso, é importante que a marca que será cultivada encontre respaldo nas próprias características. A PD, empresa especializada em Gestão de Imagem e Carreira, realiza um trabalho muito interessante nesse sentido: ela mapeia o DNA de um profissional, descobrindo suas qualidades mais marcantes. Com essas informações em mãos, a consultoria ajuda a traçar uma estratégia para gestão da imagem profissional que se apoie, justamente, nesses pontos apresentados pelo profissional.

Quais as vantagens de uma gestão de imagem?

A primeira vantagem é que a gestão bem feita da sua marca pessoal irá lhe ajudar a ser visto no mercado. A visibilidade de um profissional não depende exclusivamente das suas habilidades técnicas ou gerenciais. Quando se é capaz de passar uma boa imagem, seja através da sua aparência ou atitude, as pessoas serão capazes de te reconhecer e se interessar pela sua trajetória pessoal. O primeiro passo para crescer é, portanto, se destacar e investir na própria reputação.

Se destacando no mercado, você irá se capaz de encontrar melhores posições profissionais, seja através de promoções ou mesmo se colocando em outras empresas. Sua empregabilidade — seu potencial para atingir melhores cargos, estará reforçada.

Profissionais com marcas pessoais administradas conseguem transmitir seus verdadeiros valores para seus interlocutores, o que resulta em um aumento da capacidade de negociação e convencimento. Isso se dá através da própria percepção de imagem pessoal: por um lado, o próprio profissional que consegue transmitir a imagem que deseja tem um ganho de autoestima e autoconfiança. Por outro lado, os interlocutores desse profissional conseguem perceber esse aumento de estima e tendem a confiar mais em um profissional seguro de si.

O que fazer para aperfeiçoar minha imagem?

Um profissional que se veste bem já passa uma excelente primeira impressão, uma vantagem competitiva que não deve ser descartada. No entanto, gestão de imagem é muito mais do que a administração do guarda-roupas. É a sua personalidade e atitudes que irão cristalizar a sua marca pessoal. Quando recebemos um aperto de mão firme, não acreditamos mais na seriedade de uma pessoa? Um tom de voz baixo e a fala calma não são características de profissionais com total autocontrole? São pequenos gestos ou características que fazem a diferença na construção de uma reputação positiva. A gestão da sua imagem irá te ajudar a valorizar os seus próprios pontos fortes, criando uma percepção da sua imagem junto a clientes, concorrentes e parceiros condizente com sua capacidade e potencialidade profissional. Sua imagem, portanto, fala muito mais do que você imagina.

Se interessou pela gestão de imagem, mas ficou com alguma dúvida? Faça sua pergunta na nossa caixa de comentários!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] pode ser o diferencial necessário para que você se destaque no mercado de trabalho e tenha o diferencial competitivo que é tão importante, além de ajudar em outros aspectos. Continue a leitura e […]

  2. […] um novo serviço oferecido, uma promoção ou novidades. Evite vincular suas opiniões pessoais à imagem do seu negócio, e exija o mesmo dos seus colaboradores, caso tenha. A internet está […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *