Hipster desktop with male hands

Veja como usar as redes sociais a favor da sua marca profissional

Há muito tempo, as redes sociais deixaram de ser somente um meio de comunicação pessoal para se tornarem um importante canal de construção de imagem de profissionais. Com as estratégias corretas, é possível não apenas atrair novos clientes, como torná-los agentes de propagação do seu negócio. Mas qualquer exposição desnecessária ou publicação imprópria pode destruir a sua marca profissional em uma velocidade impressionante. Reunimos algumas dicas para que você utilize as redes sociais como aliadas da sua marca!

Exponha claramente a sua missão

Seja sincero sobre a missão da sua marca profissional e serviços oferecidos por você. Pode parecer algo sem importância, mas, quando um cliente procura um profissional, ele quer entender o seu papel e atuação no mercado. Também é essencial manter informações de contato atualizadas e links para outras redes sociais. A transparência é importante para atrair clientes e manter um canal ativo de comunicação.

Pense duas vezes antes de postar ou curtir

É importante manter a sua rede social profissional, seja uma fanpage no Facebook ou conta no Twitter e LinkedIn, voltada ao compartilhamento de informações relevantes para a sua marca, como um novo serviço oferecido, uma promoção ou novidades. Evite vincular suas opiniões pessoais à imagem do seu negócio, e exija o mesmo dos seus colaboradores, caso tenha. A internet está democratizando os canais de comunicação e tornando as pessoas cada vez mais atentas e críticas ao que acontece no mundo.

O mesmo vale para as curtidas e comentários. Antes de tudo, pesquise a credibilidade e discurso das páginas ou usuários que você curtirá, para evitar que a sua marca profissional esteja ligada, mesmo que indiretamente, aos discursos de ódio ou qualquer tipo de preconceito.

Entenda bem o funcionamento de cada mídia

Para atingir o público certo é preciso conhecer o funcionamento e estrutura de cada rede social. Por exemplo, o LinkedIn é voltado exclusivamente para profissionais, enquanto o Facebook e Instagram permitem a interação por meio de imagens e vídeos, e o Twitter é um canal de compartilhamento de atividades diárias.

Conhecer o perfil das mídias ajuda a usar uma linguagem própria para cada uma, cultivar relacionamentos e fidelizar clientes específicos de acordo com os seus interesses.

Interaja com outros usuários

Para garantir o sucesso de uma rede social, não basta colocá-la no ar e publicar conteúdo. É preciso também interagir com os visitantes. Para ter uma comunicação direta e evitar erros de linguagem, ou informações erradas, é importante ter um social media que cuide da gestão direta das redes sociais, com uma abordagem mais criativa e eficiente. Tente trazer situações reais para a sua página, como eventos que participou, projetos que desenvolveu ou premiações a que concorre, para aumentar a sua visibilidade.

Não deixe internautas sem respostas

Muitos profissionais concentram suas respostas aos usuários que os elogiam, e simplesmente ignoram qualquer tipo de crítica ou reclamação. Esse é um dos erros mais comuns na vida online, que pode arruinar a imagem de sua marca profissional.

Diante das críticas, se mostre presente e pronto para resolver o problema do usuário, e nunca deixe ninguém sem respostas. As pessoas evitam fazer negócios com quem assume essa postura. Tenha cuidado também com a sua linguagem e tom das respostas, para não parecer defensivo ou agressivo demais.

Saiba que quem não é visto não é lembrado

As mídias sociais podem ajudar a sua marca profissional a atingir diversos mercados. Para atrair mais tráfego, você precisa compartilhar os seus serviços em múltiplos canais. Comente em blogs, incentive os seus visitantes a compartilhar suas postagens e crie anúncios pagos no Facebook ou Google AdSense. E o mais importante: pesquise suas menções em todas as redes, até mesmo no Yelp ou Foursquare. Saber o que os seus usuários falam de você te ajudará a criar estratégias para gerar melhorias.

Você já utiliza algumas dessas dicas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Veja também a declaração do Fly Vagner: http://pdimagemecarreira.com/videos/#flyvagner

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] o muro que dividia a vida real e a virtual caiu. Hoje você conhece as pessoas, adiciona nas suas redes sociais, mantém contato com elas por lá e raramente as encontra novamente. Outras pessoas nós conhecemos […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *