Compostura! O que é isso?
O tema foi muito bem abordado por Martha Medeiros na Revista O Globo do dia 10/07.
Desde de pequenos escutamos nossos pais dizendo “Tenha postura. Comporte-se. Olhem os modos.”
Compostura é adequar-se à situação. Parece simples, não? Mas na realidade percebemos que para muitos não é tão simples assim. São tantas as pessoas que precisam aprender o verdadeiro significado desta palavra…
O exemplo do deputado Tiririca é apenas dos vários exemplos que podemos constatar. Pessoas que acham que ter compostura significa perder a autenticidade.
Quando trabalhei na Pesquisa Happiness voltada para identificar os hábitos de comportamento e consumo do brasileiro em 8 capitais brasileiras, tivemos um participante que retrata muito bem o termo Compostura. O pesquisado relatou seu estilo de vida de motoqueiro. As imagens representavam muito bem o seu lado motoqueiro. Aparecia todo vestido de couro e tatuagens. Esta era sua paixão. Era a sua verdadeira identidade seu estilo de ser. Quando realizamos a entrevista pessoalmente, nos assustamos com a pessoa que nos recebeu. Estava diante de nós, um homem de terno e gravatas pronto para ir trabalhar. Aquela cena não combinava com a pessoa descrita no diário da pesquisa. Logicamente o olhar de espanto foi logo esclarecido. ” Estou pronto para ir trabalhar. Tenho de adequar-me ao trabalho que desenvolvo.”
Este exemplo serve para ilustrar o tema abordado. Ter uma compostura alinhada com o contexto ao qual estamos inseridos não significa perder a essência, os valores, os ideais e as crenças.