EU S.A
Hoje, na era do individual, você precisa ser sua própria marca. Onde você precisa ser o CEO da sua empresa, chamada Eu S.A. Esta é uma frase de Tom Peter em seu livro, The Brand Called You. Dezoito anos após escrever este livro, esta afirmação continua mais atual do que nunca.
Hoje, o Personal Brading vem sendo usado de forma bastante indiscriminada e, as vezes, de maneira equivocada. Mas a grande verdade é que se tornou uma realidade e quase uma necessidade. Vivemos em uma sociedade onde existe uma grande oferta de produtos, serviços e profissionais qualificados. A melhor forma para se chegar ao sucesso é trabalhar o posicionamento se apropriando da estratégia da diferenciação.
Alguns anos atrás, a preocupação com a construção de uma imagem e, consequentemente, o gerenciamento da marca pessoal estava relacionado apenas às pessoas públicas, ou seja, artistas, esportistas ou políticos. O trabalho de construção de uma marca com uma imagem pensada de forma estratégica, como é feita hoje, vem ganhando tanta expressão que tornou-se uma grande tendência comportamental e mercadológica, não só entre os profissionais acima citados, como também no ambiente profissional ou corporativo. Hoje, muitas grandes empresas incluíram em seus programas de identificação de liderança e talento o programa de personal branding. O mercado busca marcas diferenciadas e com personalidade. Para ser um profissional bem sucedido e com destaque em sua área, não é permitido ser um profissional com marca branca ou um profissional genérico. É exatamente neste pronto que a gestão da marca pessoal ou personal branding aparece como estratégia para o posicionamento profissional. A essência deste trabalho está na identificação de características únicas e relevantes que poderão ser utilizadas como posicionamento e diferenciação no seu ambiente profissional, diferenciando-se assim da concorrência.
As mídias sociais tornam-se ferramentas fundamentais dentro deste processo. Utilizá-las para dar visibilidade à nossa imagem mostrando um comportamento coerente com a nossa marca, comunicando nossos valores e consequentemente mostrando nossos diferencias é estratégico. Com as mídias sociais, todos nós, simples mortais, nos tornamos pessoas públicas servindo como ferramentas de comunicação na marca pessoal. Antes excluídas ou até mesmo proibidas por muitas empresas, hoje são utilizadas no processo seletivo ou mesmo de monitoramento dos seus funcionários.
Estamos vivendo a era das marcas. Diante deste cenário é importante que todos tenham consciência da importante do branding em nossa sociedade e principalmente, no mundo profissional. Esta ciência é para todos, independente do sexo, idade e profissão.
O branding é feito para todos aqueles que queiram se destacar. Todos nós temos a possibilidade de sermos uma marca de valor, com destaque e diferenciada. Basta que cada um assuma o controle da sua empresa Eu S.A, aprofunde no seu DNA, sua essência, e comece a pensar de forma consciente na “construção” da sua marca. Este é um processo continuo onde deve existir uma consistência entre aquilo que é verdadeiro e entre aquilo que é mostrado e comunicado.